MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Agentes de endemias intensificam ações de controle da dengue em Apucarana

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana está intensificando as orientações à população em relação as medidas preventivas de controle do mosquito da dengue. O período chuvoso aliado à temporada de férias exige maior mobilização da comunidade, ale

Da Redação

·
Agentes de endemias intensificam ações de controle da dengue em Apucarana - Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Agentes de endemias intensificam ações de controle da dengue em Apucarana - Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2017, 12:53:00 Editado em 28.12.2017, 13:08:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana está intensificando as orientações à população em relação as medidas preventivas de controle do mosquito da dengue. O período chuvoso aliado à temporada de férias exige maior mobilização da comunidade, alerta o enfermeiro Luciano Pereira da Silva, do departamento de Epidemiologia.

continua após publicidade

Neste ano epidemiológico, iniciado em março, foram registradas no município 45 notificações de casos suspeitos de dengue. Vinte e quatro foram descartados e um caso foi confirmado. O paciente, uma criança de dois anos, se infectou no município.Segundo Silva, este é um período de atenção na prevenção da doença. 

“Estamos com um clima de excesso de chuva e calor que é tudo que o mosquito gosta”, comenta. Ele destaca que nos últimos dias, os agentes de endemias têm intensificado visitas e orientações a população, principalmente em relação a quem vai viajar. Seis novos agentes também foram contratados para reforço na equipe.Neste caso, diz ele, é preciso atenção tanto em relação ao destino quanto ao retorno. 

continua após publicidade

“Neste ano, estamos em uma situação controlada da doença, mas as pessoas que vão se passar as férias em áreas endêmicas devem se prevenir, com uso de repelente e roupas adequadas”, comenta.Ele destaca que antes de sair de casa também é preciso atenção especial. “Neste caso, o cuidado maior é a limpeza. Antes de sair, verifique atentamente o quintal e elimine qualquer possibilidade de foco”, ressalta, lembrando que, além da área externa, deve-se focos dentro de casa, como vasos, ralos e outros pontos.

O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no início de novembro apontou que 1% das residências da cidade mantinham foco do mosquito. O índice coloca o município em situação de alerta.

Região
No Vale do Ivaí, de agosto a dezembro deste ano, segundo último levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado no último dia 19, três casos de dengue foram confirmados. Além de Apucarana, Arapongas também registrou um caso autóctone – quando a transmissão da doença ocorre dentro do município. 

continua após publicidade

Nos demais município da área da 16ª Regional de Saúde não há registros positivos. Na área da 22ª RS de Ivaiporã, um caso, também autóctone, foi confirmado em Jardim Alegre.

Fonte: Tribuna do Norte - Diário do Paraná

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Agentes de endemias intensificam ações de controle da dengue em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!