Apucarana

Hemonúcleo adota horário especial de funcionamento

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Hemonúcleo adota horário especial de funcionamento
Hemonúcleo adota horário especial de funcionamento

No período de férias, comemorações e viagens em família, as doações de sangue caem expressivamente em todo o país, inclusive na unidade do Hemonúcleo Apucarana. Por isso, a rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) preparou um horário especial de funcionamento para que a demanda possa ser atendida. Ao contrário de outros órgãos estaduais, que entraram em recesso, o serviço será mantido semana que vem.

continua após publicidade

Segundo a diretora da unidade Claudete Omotto, durante o ano o Hemonúcleo de Apucarana atende em média 40 doadores diariamente. No entanto, esse número cai para 15 pessoas no final do ano. “É importante ter estoque de bolsas de sangue, principalmente nesta época que aumentam significativamente acidentes de carros e domésticos. É o período que mais precisamos de doações”. 

O Hemonúcleo reforça que os doares liguem e agendem a doação, para evitar tempo de espera desnecessário. Nesta semana, o atendimento segue até amanhã das 8h30 às 11h15, e das 13 horas às 16h15.O Hemonúcleo retorna atendimento na semana que vem na terça-feira (26) e quarta-feira (27), no mesmo horário. 

continua após publicidade

Nos dias 29 de dezembro e 2 janeiro haverá coletas com agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3420-4200.Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.