Apucarana

“Nadadores especiais” participam de festival no Lagoão

Da Redação ·
“Nadadores especiais” participam de festival no Lagoão
“Nadadores especiais” participam de festival no Lagoão

Um grupo de alunos autistas, integrantes de um projeto de natação realizado em parceria pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Autarquia Municipal de Educação (AME) de Apucarana, através do Centro de Apoio Multidisciplinar do Escolar (CAME), participou nesta semana, na piscina do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), de um festival de natação. A atividade marcou o encerramento do calendário de atividades deste ano e serviu para promover a confraternização entre equipe de professores, alunos e familiares.

continua após publicidade

O prefeito Beto Preto salienta que os alunos integram a rede municipal de ensino e praticam a natação todas as semanas, com acompanhamento técnico de professores especializados. “A missão de administrar uma cidade começa pelo cuidado com as pessoas, afinal, um município pujante tem seu ponto de partida no bem estar de seu habitante. É uma alegria muito grande, enquanto gestor público, poder revitalizar este complexo esportivo, colocando a piscina para funcionar depois de tantos anos e propiciar o desenvolvimento de atividades como estas, em prol da comunidade”, disse o prefeito.

As aulas de natação com os alunos autistas tiveram início em março. “Através deste esporte, além da inclusão, são trabalhados aspectos da promoção da saúde e qualidade de vida, interação social, entre outros”, explica Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Juventude. De acordo com ela, em todas as aulas os alunos são acompanhados pelos pais ou outros responsáveis. “Este festival foi uma atividade de encerramento do ano, onde além de receberem premiação, os próprios alunos premiaram seus pais em reconhecimento a todo o cuidado que lhes dispensam”, informou Jossuela. O retorno das atividades está previsto para fevereiro.

continua após publicidade

Benefícios – O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

Os principais comprometimentos que um autista apresenta são na linguagem, na interação social e no comportamento; também pode ser associado às dificuldades de coordenação motora. A prática da natação tem sido cada vez mais defendida entre os especialistas, que relatam entre os benefícios ganhos na parte motora, cardiorrespiratória, fortalecimento das partes superiores e inferiores, e até na autoconfiança.