Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Dia de intensificação do “preventivo” realiza 243 atendimentos

.

O dia de intensificação da coleta de preventivo do câncer do colo do útero promovido pela prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), somou no último sábado 243 atendimentos. A iniciativa já havia sido realizada no dia 15 de novembro, quando cerca de 600 mulheres fizeram o exame ginecológico e recebem encaminhamento para mamografia.

“O número de atendimentos mostrou que este tipo de ação, de oferecer nossos serviços em datas e locais que criam facilidade para uma parcela da população cuidar da saúde, traz resultados surpreendes. Entre os dois dias mais de 800 mulheres atenderam o nosso chamamento e estão se precavendo contra o câncer do colo do útero e o de mama. São muitas vidas que podem ser salvas através do diagnóstico precoce”, afirma o prefeito Beto Preto.

A estrutura montada pela AMS no último sábado rendeu elogios pela rapidez do atendimento. As irmãs, Luciana Ferreira, 38 anos, e Viviane Ferreira, 35 anos, moradoras no Parque Bela Vista, vieram fazer o exame preventivo anual e se surpreenderam com o serviço que receberam. “Viemos hoje porque fica mais fácil para quem trabalha, não é necessário pedir dispensa do serviço para ir ao posto de saúde. Em 15 minutos fizemos tudo. Foi muito bom. Isso podia se repetir todos os anos”, sugere Luciana.

Luzia Figueiredo Benetti, 71 anos, e a filha Rita de Cássia Benetti Martins, 50 anos, moradoras do Jardim Morada do Sol, destacaram a importância de fazer a coleta do preventivo. “Temos caso da doença na família e sabemos o quando é importante fazer essa prevenção. Ter um dia como hoje, num sábado, para fazer o exame foi fundamental para nós. Trabalho em uma escola e prefiro não ter que pedir dispensa para fazer o exame, pois quando a gente trabalha em grupo quando um sai sobrecarrega os outros colegas”, pondera Rita de Cássia.

Realizados no Centro de Especialidades Médicas da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), os dois dias de “intensificação coleta do exame preventivo” visaram dar nova oportunidade às mulheres de realizar este importante exame ginecológico em datas estratégicas, como em um feriado nacional (15 de novembro) e um sábado. O exame preventivo é oferecido regularmente nas 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana pelo menos uma vez por semana.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber