Mais lidas
Apucarana

Reunião discute segurança nas propriedades rurais

.

Policiais e lideranças rurais durante reunião em Apucarana (Foto: Divulgação)
Policiais e lideranças rurais durante reunião em Apucarana (Foto: Divulgação)

A segurança das propriedades rurais foi tema de uma reunião na última terça-feira no Sindicato Rural Patronal de Apucarana. O encontro contou com a presença de representantes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e também do Conselho Comunitário de Segurança Rural de Apucarana (Conseg).

Na oportunidade, o major Roberto Francisco Cardoso, sub-comandante do 10º BPM, e o capitão Vilson Laurentino da Silva, relações públicas da corporação, apresentaram às lideranças rurais presentes os resultados da Operação “Arrastão Rural”, lançada no começo de novembro e que prevê uma atuação permanente da PM na zona rural.

A Operação “Arrastão Rural” consiste na realização de operações nas estradas rurais do município. O trabalho será realizado aleatoriamente em regiões diferentes da zona rural de Apucarana, tomando como base informações do setor de inteligência do 10º BPM. Durante os bloqueios, as equipes cadastram as pessoas abordadas, verificando onde residem, qual propriedade rural estão trabalhando, assim como situações de veículos furtados ou roubados que possam estar circulando pelas estradas rurais com destino a outras cidades.

Segundo o presidente do Conseg Rural de Apucarana, Luiz Carlos Balan, o trabalho realizado pela PM é fundamental para garantir a segurança dos proprietários rurais, que sofrem com casos de furtos e assaltos. “Essa operação tem total apoio do Conseg, que também está fazendo a sua parte, orientando os agricultores a implantarem medidas de segurança, como a instalação de sirenes e melhorias na iluminação das sedes de suas propriedades”, assinala. Ele cita ainda o projeto “Vizinho Solidário”, que procura criar uma rede de solidariedade entre os moradores do campo.

Apucarana conta hoje com 535 quilômetros de estradas rurais, o que torna a segurança um desafio. O presidente do Sindicato Rural Patronal de Apucarana, Claudomiro Rodrigues da Silva, o Mirinho Moisés, destaca o trabalho da PM em parceria com o Conseg. “A presença da Polícia Militar nas propriedades rurais é importante, pois aumenta a sensação de segurança e afasta os criminosos”, assinala Mirinho. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber