MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Verticalização começa a ganhar força fora do centro

O número de edifícios sendo construídos em Apucarana tem aumentado ao longo dos anos. Um nicho que tem se destacado neste avanço são os empreendimentos residenciais, sobretudo fora do anel central da cidade. De acordo com construtoras, o aumento neste tip

Da Redação

·
Verticalização começa a ganhar força fora do centro
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.12.2017, 16:56:00 Editado em 03.12.2017, 16:58:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de edifícios sendo construídos em Apucarana tem aumentado ao longo dos anos. Um nicho que tem se destacado neste avanço são os empreendimentos residenciais, sobretudo fora do anel central da cidade. De acordo com construtoras, o aumento neste tipo de investimento acontece por haver uma demanda reprimida ao longo de anos e também por apresentar maior viabilidade.

continua após publicidade

Secretário de Obras e Serviços Públicos de Apucarana, Herivelto Moreno, acredita que o aumento de prédios fora do centro da cidade se deve a uma alteração na legislação, ocorrida em 2014, o que abriu novas oportunidades de exploração de terrenos. 

“Em 2014, houve uma alteração no Plano Diretor do município, aumentando as áreas onde prédios com maior altura poderiam ser erguidos. Essa alteração se provou um sucesso à medida que muitos empreendimentos buscaram alvarás na cidade para esse tipo de empreendimento. Sabíamos que haveria um aumento na procura, mas até nós nos surpreendemos com o grande volume”, disse.Outra alteração feita também no Plano Diretor foi a criação de novos eixos de comércio fora do centro da cidade. 

continua após publicidade

“Muitos prédios aproveitaram essa nova configuração construindo salas comerciais no térreo e apartamentos nos andares superiores. Isso ajuda a viabilizar os projetos, além do fato de que os terrenos fora do centro são mais baratos. Esta também é uma das principais explicações para o aumento dos empreendimentos nos bairros”, diz Herivelto.

De acordo com ele, 688 alvarás para a construção de novos empreendimentos imobiliários foram expedidos entre janeiro e novembro de 2017. O número é praticamente idêntico ao obtido em todo o ano passado, quando 689 alvarás foram expedidos. 

“Acreditamos que, como ainda faltam alguns dias para o ano acabar, que 2017 fechará com um número superior ao de 2016. No entanto, é importante salientar que muitos dos empreendimentos sendo construídos atualmente não tiveram os seus alvarás expedidos neste ano. Projetos como estes demoram entre seis meses a um ano para terem início, por serem mais complexos”, diz. Entre 2013 e 2015, quase 3,3 mil alvarás foram expedidos, o que se reflete no grande número de construções atualmente.

continua após publicidade

EMPREENDIMENTOS
Sócio-proprietário de uma construtora com atualmente cinco prédios de grande porte sendo construídos em Apucarana, Luiz Antônio Rodrigues ressalta que o mercado imobiliário, que havia desacelerado no ano passado, voltou a crescer. Segundo ele, os empreendimentos fora do centro da cidade é uma tendência que ainda pode ser muito mais explorada.

“Existem várias construções na cidade fora do centro atualmente, mas acredito que poderíamos ter ainda mais. Imóveis ainda são uma boa forma de investimento e as pessoas acreditam nisso. Muita gente tinha terrenos e esperavam a oportunidade chegar para iniciar essas obras, o que está acontecendo agora. Havia uma demanda reprimida”, ressalta.

Ele afirma que um crescimento maior da construção civil depende de mais incentivos, sobretudo do Governo Federal. “Nossa expectativa é que, no próximo ano, sejam criadas novas linhas de crédito para facilitar os financiamentos desses empreendimentos. Isto, além de viabilizar mais construções, se refletiria na criação de empregos também”.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Verticalização começa a ganhar força fora do centro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!