Mais lidas
Apucarana

Câncer pele é tema de campanha em Apucarana

.

Dermatologista Alfredo Bacciotti em atendimento durante a campanha  (Sérgio Rodrigo)
Dermatologista Alfredo Bacciotti em atendimento durante a campanha (Sérgio Rodrigo)

Uma mancha na pele do rosto levou a aposentada Rosa Milan, de 66 anos, a participar da 17ª edição da campanha “Dezembro Laranja”, que acontece hoje (02/12, das 9h às 15 horas, na sede da Unimed Apucarana. A expectativa é atender cerca de 350 pessoas. Seis dermatologistas participaram da iniciativa.


“É muito bom o atendimento. É a segunda vez que participo. Na primeira, eu fui diagnosticada com um câncer de pele na região do nariz. Fiz o tratamento certinho e, agora, surgiu uma nova mancha na pele e eu voltei”, comenta, observando que trabalhou na roça na juventude.

Assim como Rosa, João Schubert, de 72 anos, também trabalhou mais de 20 anos na roça e tem se deparado com manchas constante no rosto, no braço e na perna. “Hoje, é a quarta vez que participo. Já tirei manchas, que eram câncer de pele, no rosto e na perna. Agora, estou com uma atrás da orelha. Gosto de vir na campanha porque já recebo o encaminhamento”, observa.

O dermatologista Alfredo Bacciotti e coordenador da campanha, todas as pessoas atendidas, que recebem o diagnóstico de câncer de pele, são encaminhadas para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). “O objetivo da campanha não é atender o conveniado, mas as pessoas que não tem acesso à saúde”, frisa.

O especialista frisa que o câncer de pele é o mais comum, sendo dividido em três tipos. Por ano, no Brasil, a média de novos casos é de 176 mil novos casos ao ano. “ O importante é fazer o diagnóstico precoce, para aumentar as chances de cura. Dos atendimentos que fazemos cerca de 12% apresentam algum tipo de câncer de pele”, frisa.

E, como prevenção, Bacciotti recomenda o uso do filtro solar, evitar tomar sol entre às 10 horas às 15 horas, período com maior concentração de infravermelho, e, aos que trabalham no sol, usar chapéu e camisa de manga longa. 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber