Mais lidas
Apucarana

Centro de Atendimento do Idoso de Apucarana será reformado

.

Prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço no gabinete
Prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço no gabinete

Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. Alvo constante da ação de vândalos, o local precisou ser fechado e as atividades foram descentralizadas. 
A ordem de serviço para execução de uma ampla reforma foi assinada nesta quinta-feira pelo prefeito Beto Preto, em ato realizado no gabinete municipal. A vencedora do processo de licitação foi a empreiteira E. E. de Souza Serviços ME, de Mandaguari, com o valor de R$ 187,3 mil. O investimento será feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social e o restante será de contrapartida municipal. 
“Parabenizo a ação pró-ativa do conselho municipal e da equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social, condutas que estão dentro da construção de um mandato participativo, onde defendemos que a agenda da cidade precisa ser construída através da comunidade via conselhos municipais. Também não poderia deixar de agradecer a Fundação Itaú Social e o Banco Itaú por abraçarem este projeto”, disse o prefeito Beto Preto.
Representando a fundação, a gerente da agência Itaú da Praça Rui Barbosa, Ana Paula Ferreira Morguete, salientou a abrangência de ações da entidade. “A Fundação Itaú Social tem atuação em projetos voltados também às crianças, adolescentes, adultos, estando sempre aberta a novas iniciativas”, disse. 
Inaugurado em 30 de janeiro de 2006, o Centro de Atendimento ao Idoso de Apucarana é gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social com oferta de serviços aos cidadãos mais de 60 anos. Localizado à Avenida Aviação, o espaço ocupa as instalações da antiga sede da Associação dos Funcionários do INSS, que foi adquirida pelo município, reformada e adaptada ao projeto. 
O local abriga um prédio com mais de 700 metros quadrados de área construída e dois pavimentos, em ampla área de lazer com quadra poliesportiva, campo gramado, piscina, churrasqueira, varanda. “A reforma fica neste momento concentrada nas dependências do prédio e também no reforço da segurança, visando dificultar atos de depredação e vandalismo”, explicou Carolina Zanchin, arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Segundo ela, serão realizados serviços de melhoria da acessibilidade com a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, pintura, elevação de muro e portão. 
A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, salientou a atuação da ex-secretária da pasta e hoje vereadora Márcia Sousa, e do então presidente do CMDPI, Domingos Farinha no projeto. “A ideia surgiu durante uma reunião mensal do conselho, a partir de uma sugestão do seu Farinha. Muito disseram que não daria, mas a Márcia se empenhou, fez e enviou o projeto com total apoio do prefeito Beto Preto, e hoje estamos aqui a quatro meses de ver a sede do Centro de Atendimento à Terceira Idade reativado”, comemorou Ana Paula. 
Ela salientou o salto de qualidade de vida dos idosos de Apucarana a partir de 2013. “Hoje temos um conselho municipal ativo, 45 Grupos Conviver e temos um prefeito que luta pela inserção do idoso não só em atos de assistência social, mas em projetos culturais, esportivos, educacionais, entre outros”, concluiu a secretária.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber