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Centro de Atendimento do Idoso de Apucarana será reformado

Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. Alvo constante da ação de vândalos, o local preci

Da Redação

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Prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço no gabinete
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Prefeito Beto Preto assinou ordem de serviço no gabinete
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2017, 20:29:00 Editado em 30.11.2017, 20:31:32
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Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. Alvo constante da ação de vândalos, o local precisou ser fechado e as atividades foram descentralizadas. 
A ordem de serviço para execução de uma ampla reforma foi assinada nesta quinta-feira pelo prefeito Beto Preto, em ato realizado no gabinete municipal. A vencedora do processo de licitação foi a empreiteira E. E. de Souza Serviços ME, de Mandaguari, com o valor de R$ 187,3 mil. O investimento será feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social e o restante será de contrapartida municipal. 
“Parabenizo a ação pró-ativa do conselho municipal e da equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social, condutas que estão dentro da construção de um mandato participativo, onde defendemos que a agenda da cidade precisa ser construída através da comunidade via conselhos municipais. Também não poderia deixar de agradecer a Fundação Itaú Social e o Banco Itaú por abraçarem este projeto”, disse o prefeito Beto Preto.
Representando a fundação, a gerente da agência Itaú da Praça Rui Barbosa, Ana Paula Ferreira Morguete, salientou a abrangência de ações da entidade. “A Fundação Itaú Social tem atuação em projetos voltados também às crianças, adolescentes, adultos, estando sempre aberta a novas iniciativas”, disse. 
Inaugurado em 30 de janeiro de 2006, o Centro de Atendimento ao Idoso de Apucarana é gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social com oferta de serviços aos cidadãos mais de 60 anos. Localizado à Avenida Aviação, o espaço ocupa as instalações da antiga sede da Associação dos Funcionários do INSS, que foi adquirida pelo município, reformada e adaptada ao projeto. 
O local abriga um prédio com mais de 700 metros quadrados de área construída e dois pavimentos, em ampla área de lazer com quadra poliesportiva, campo gramado, piscina, churrasqueira, varanda. “A reforma fica neste momento concentrada nas dependências do prédio e também no reforço da segurança, visando dificultar atos de depredação e vandalismo”, explicou Carolina Zanchin, arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). Segundo ela, serão realizados serviços de melhoria da acessibilidade com a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, pintura, elevação de muro e portão. 
A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, salientou a atuação da ex-secretária da pasta e hoje vereadora Márcia Sousa, e do então presidente do CMDPI, Domingos Farinha no projeto. “A ideia surgiu durante uma reunião mensal do conselho, a partir de uma sugestão do seu Farinha. Muito disseram que não daria, mas a Márcia se empenhou, fez e enviou o projeto com total apoio do prefeito Beto Preto, e hoje estamos aqui a quatro meses de ver a sede do Centro de Atendimento à Terceira Idade reativado”, comemorou Ana Paula. 
Ela salientou o salto de qualidade de vida dos idosos de Apucarana a partir de 2013. “Hoje temos um conselho municipal ativo, 45 Grupos Conviver e temos um prefeito que luta pela inserção do idoso não só em atos de assistência social, mas em projetos culturais, esportivos, educacionais, entre outros”, concluiu a secretária.

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