MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso

Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. Alvo constante da ação de vândalos, o local preci

Da Redação

·
Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso
Icone Camera Foto por Reprodução
Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2017, 19:17:00 Editado em 30.11.2017, 19:18:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dentro de 120 dias, os idosos que participam das políticas públicas da Prefeitura de Apucarana vão poder voltar a frequentar o Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), localizado no Jardim Aeroporto. Alvo constante da ação de vândalos, o local precisou ser fechado e as atividades foram descentralizadas, como o tradicional baile semanal, que passou a acontecer todas as sextas-feiras no ginásio do Sesi Apucarana.

continua após publicidade

A ordem de serviço para execução de uma ampla reforma foi assinada nesta quinta-feira (30/11) pelo prefeito Beto Preto, em ato realizado no gabinete municipal. A vencedora do processo de licitação foi a empreiteira E. E. de Souza Serviços ME, de Mandaguari, com o valor de R$ 187.319,88. O investimento será feito via Fundo Municipal do Idoso com R$150 mil conquistados pelo Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa Idosa de Apucarana (CMDPI) junto à Fundação Itaú Social, e o restante será de contrapartida municipal.

“Parabenizo a ação pró-ativa do conselho municipal e da equipe da Secretaria Municipal da Assistência Social, condutas que estão dentro da construção de um mandato participativo, onde defendemos que a agenda da cidade precisa ser construída através da comunidade via conselhos municipais. Também não poderia deixar de agradecer a Fundação Itaú Social e o Banco Itaú por abraçarem este projeto. É motivo de muita honra termos em Apucarana uma ação social desta importante fundação brasileira beneficiando a nossa comunidade da terceira idade”, disse o prefeito Beto Preto.

continua após publicidade

Representando a fundação, a gerente da agência Itaú da Praça Rui Barbosa, Ana Paula Ferreira Morguete, salientou a abrangência de ações da entidade. “A Fundação Itaú Social tem atuação em projetos voltados também às crianças, adolescentes, adultos, estando sempre aberta a novas iniciativas. Basta enviar que certamente passará por análise e, uma vez aprovado, receberá os recursos necessários para auxiliar o seu desenvolvimento”, disse.

Inaugurado em 30 de janeiro de 2006, o Centro de Atendimento ao Idoso de Apucarana é uma instituição pública gerenciada pela Secretaria Municipal da Assistência Social direcionada aos cidadãos com 60 anos ou mais de idade. Localizado à Avenida Aviação, o espaço ocupa as instalações da antiga sede da Associação dos Funcionários do INSS, que foi adquirida pelo município, reformada e adaptada ao projeto.
O local possui um prédio com mais de 700 metros quadrados de área construída e dois pavimentos. A parte externa do centro tem ampla área de lazer com quadra poliesportiva, campo gramado, piscina, churrasqueira, varanda. “A reforma fica neste momento concentrada nas dependências do prédio e também no reforço da segurança, visando dificultar atos de depredação e vandalismo”, explicou Carolina Zanchin, arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

Segundo ela, serão realizados serviços de melhoria da acessibilidade com a construção de rampas e corrimãos, troca de piso, reforma de banheiros, revisão do telhado, instalações elétricas e hidráulicas, melhoria da ventilação natural, pintura, elevação de muro e portão.

continua após publicidade

Presente no ato, o chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann, Arilson Chioratto, prometeu levar a demanda da reforma e aquecimento da piscina para Brasília. “Não tenho dúvidas de que a senadora vai abraçar este pleito. É só me repassar o projeto que vou correr atrás dos recursos”, compromete-se Chiorato.

A secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, narrou os caminhos para a conquista dos recursos junto à Fundação Itaú Social, salientando a atuação da ex-secretária da pasta e hoje vereadora Márcia Sousa, e do então presidente do CMDPI, Domingos Farinha. “A ideia surgiu durante uma reunião mensal do conselho, a partir de uma sugestão do seu Farinha. Muito disseram que não daria, mas a Márcia se empenhou, fez e enviou o projeto com total apoio do prefeito Beto Preto, e hoje estamos aqui a quatro meses de ver a sede do Centro de Atendimento à Terceira Idade reativado”, comemorou Ana Paula. Ela salientou o salto de qualidade de vida dos idosos de Apucarana a partir de 2013. “Hoje temos um conselho municipal ativo, 45 Grupos Conviver e temos um prefeito que luta pela inserção do idoso não só em atos de assistência social, mas em projetos culturais, esportivos, educacionais, entre outros”, concluiu a secretária.

Também prestigiaram a solenidade os vereadores Marquinhos da Vila Reis, Márcia Sousa e Francisley “Poim”, a atual a presidente do CMDPI, Maria Fernandes Spósito, representantes da Fundação Itaú Cultural Nelson Malacrida e Bruna de Oliveira. “Parabéns Apucarana por ter um prefeito que se preocupa com toda a população. No que tange à terceira idade, em 2013 criou o conselho municipal e, em 2014, o Fundo Municipal do Idoso, sem o qual não seria possível captarmos os recursos para esta obra, que nasceu de uma ideia brilhante do senhor Domingos Farinha”, concluiu a vereadora Márcia Sousa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fundação financia reforma de centro municipal do Idoso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!