Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Beto Preto apresenta premiações a vereadores

.

Com a presença das equipes municipais envolvidas nas conquistas, o prefeito Beto Preto realizou nesta segunda-feira (27/11), no gabinete municipal, o detalhamento das três recentes premiações recebidas pelo Município. No último dia 21, no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), a administração municipal foi condecorada em âmbito estadual no 5º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), pelos projetos: “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação (AME); e pelo Programa de Implantodontia “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima”, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS).

Já no dia 23, em Brasília, Apucarana figurou entre os cinco municípios brasileiros que conquistaram a “Medalha Paulo Freire”, pelo desenvolvimento do projeto “A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA”. Concedida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), a honraria identifica, reconhece e estimula experiências que contribuam para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Atenderam ao convite do prefeito, o presidente do Legislativo Mauro Bertoli, José Airton “Deco” de Araújo, Lucas Leugi, Marquinhos da Vila Reis, Márcia Sousa, Gentil Pereira, Antônio Sidrin e Francisley Poim. “Apesar das diversas dificuldades, a maioria herdada, como a enorme dívida financeira, nos últimos cinco anos temos vencido desafios e colhido frutos de trabalhos feitos de maneira humilde, árdua e com zelo pelo dinheiro público. Os resultados, mesmo a prefeitura pagando em todo este período R$70 milhões em dívidas, têm acontecido e não há prazer maior do que atender aqueles que mais precisam”, disse o prefeito Beto Preto.

Segundo ele, há cinco anos a cidade acompanha “um mandato redentor”. “Que faz valer as necessidades da cidade em uma ótica do bairro para o centro, dos distritos para a sede do município. Digo redentor não porque sou eu o prefeito, mas sim pelo fato de ser uma gestão que foca na construção de uma base sólida para o futuro, atuando para recuperar anos de atraso”, disse Beto Preto, fazendo alusão ao que poderia ser feito a mais com os recursos empenhados na quitação das dívidas herdadas. “Eram outros R$70 milhões para a Educação, para a Saúde, para Obras, enfim, para a qualidade de vida do apucaranense”, lamentou.
Ele agradeceu a apoio dado pela maioria dos vereadores. “Quero, neste ato, agradecer e compartilhar os méritos destas premiações com os vereadores que têm compreendido esses objetivos e dado suporte na viabilização destes e outros projetos do Executivo em prol da população, ao contrário de uma minoria, que prefere confundir a população com a propagação de falsas verdades”, disse o prefeito Beto Preto.

De acordo com ele, o apoio desta maioria, entretanto, tem contribuído para estas e outras premiações. “Em 2016, a Prefeitura de Apucarana já havia ganho troféus com o “Terra Forte“ (fruticultura) e com a Rede de Mulheres da Economia Solidária, sendo que este último ganhou também o principal prêmio do PGP-PR. No Prêmio Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), também já vieram premiações em diversas categorias, com o Terra Forte, com o projeto Mamãe Bebê (Casa da Gestante em parceria com CCR Rodonorte), Alimentação Escolar, Grupo Conviver (Idosos), Patronato Municipal (egressos do sistema prisional), imposto de renda para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), entre outras”, detalhou o prefeito.

Os vereadores presentes no evento puderam acompanhar um resumo de cada um dos projetos premiados, feito pelo vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega (Implantodontia), e pela diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (Biblioteca Itinerante e A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA). “Esses prêmios são resultado de um trabalho de muitas mãos. Mérito ao prefeito Beto Preto, que formou uma equipe que se dedica ao trabalho, por isso toda a gestão está de parabéns, e a Câmara de Vereadores, que em sua maioria tem prezado pela harmonia entre os poderes e dado suporte aos bons projetos da administração municipal”, disse Mauro Bertoli, presidente da Câmara Municipal.

Para o vereador Poim, apesar das premiações elevarem o nome da “prefeitura”, quem tem ganhado é o povo. “Equipe comprometida é igual a bons resultados. Parabéns ao prefeito, que construiu uma equipe que ama de verdade a cidade de Apucarana, e quem lucra com tudo isso é a população, que tem tido acesso a serviços públicos de qualidade”, avaliou. “Fica bem claro que todas essas premiações são fruto de planejamento, pois sem ele nada se converge em sucesso”, disse Marquinhos da Vila Reis. “Só posso dizer que todos esses prêmios enchem a gente de orgulho e satisfação”, concluiu o vereador Gentil de Souza.

Premiações recentes

Implantes: Apucarana é referencia Nacional
Paralelamente aos atendimentos de várias especialidades odontológicas, como endodontia (tratamento de canal), próteses, periodontia (tratamento da gengiva), cirurgia oral menor (extração de dente do siso), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Autarquia de Saúde se tornou referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O município, que começou a ofertar o serviço em 2013, já realizou 20 mil implantes em 5,5 mil pacientes. Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil. De janeiro a julho deste ano foram 10 mil implantes.
Em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliado para pacientes da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e também para a 22ª RS de Ivaiporã. Mais de 1,3 mil pacientes de 28 municípios da região já foram atendidos, com previsão de realização de 4 mil implantes.
O Centro de Especialidades Odontológicas deve começar a atender no novo endereço num prazo de 60 dias. Atualmente o CEO funciona no primeiro andar da Autarquia Municipal de Saúde.

Biblioteca Itinerante estimula leitura
O projeto “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido desde 2015 nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede municipal apucaranense. Os estabelecimentos receberam estantes móveis repletas de livros para serem utilizados pelos alunos. É uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas. As estantes são compostas por mais de cem obras literárias de autores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Ringo Starr, entre outros. Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos. Os resultados obtidos com o projeto são animadores. As notas dos alunos da rede municipal de ensino têm aumentado nas avaliações feitas pelos próprios professores e em testes externos, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

Medalha Paulo Freire – EJA
Por meio do projeto “A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA”, os alunos apucaranenses aprendem não apenas a ler e a escrever, mas também a reciclar o lixo, a formar hortas, a cultivar plantas medicinais, a preparar compotas de doces e a confeccionar peças de artesanato, entre outras atividades. O objetivo é transformar os alunos da EJA em cidadãos críticos, independentes e conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade. Atualmente, são 155 alunos matriculados na EJA em Apucarana. As turmas são ofertadas em sete polos, abrangendo as 37 escolas municipais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber