MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Professora especialista em gênero critica projeto do vereador Deco

Pós-doutora em Gênero e organizadora do 1º Fórum de Debate em Questões de Gênero de Apucarana, a professora Latif Antonia Cassab, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), avalia os projetos de lei que pretendem barrar a “ideologia de gênero” como “re

Da Redação

·
Projeto de lei do vereador José Aírton Deco de Araújo (PR) gera polêmica / Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Projeto de lei do vereador José Aírton Deco de Araújo (PR) gera polêmica / Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2017, 09:51:00 Editado em 25.11.2017, 10:04:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pós-doutora em Gênero e organizadora do 1º Fórum de Debate em Questões de Gênero de Apucarana, a professora Latif Antonia Cassab, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), avalia os projetos de lei que pretendem barrar a “ideologia de gênero” como “retrocesso obscuro”. Ela critica o projeto do vereador José Aírton Deco de Araújo (PR).

continua após publicidade

Segundo Latif, falta informação sobre o que é gênero. “O desconhecimento por parte de tais pessoas indica que não se trata, somente, de obstruir uma sociedade igualitária, fraterna, mas, principalmente, a manutenção de uma sociedade patriarcal, machista, eminentemente perversa”, assinala. 

Caso o projeto do vereador estivesse em vigor, por exemplo, o evento organizado pela professora sobre gênero na Unespar de Apucarana poderia ser considerado ilegal. “O impedimento de qualquer ação individual ou coletiva representa um cerceamento aos direitos de expressão, de liberdade, em outras palavras, trata-se de coerção, de ditadura!”, comenta. 

continua após publicidade

Segundo a professora, “discutir gênero, discutir identidade de gênero e não ideologia, é promover uma sociedade democrática, na qual os direitos são e devem ser respeitados, em que o diferente possa se expressar sem medo”. 

Para Latif, a ideologia de gênero é uma farsa, que “busca colocar homens e mulheres em uma camisa de força”. “É o estabelecimento do enquadramento, ser homem deve ser assim, ser mulher deve ser assim. Novamente, as pessoas não buscam conhecer. Simplesmente incluem em seus discursos expressões que sequer sabem seu significado, seu conceito, sua compreensão”.

"Penso que diante de tantas iniciativas históricas, postas para a igualdade entre homens e mulheres, entre esses com segmentos LGBT, vivemos tempos difíceis de desconstrução de tudo aquilo que uma geração e outras subsequentes a minha lutaram, e muito, na perspectiva da superação de uma ordem centrada no homem e da submissão da mulher", acrescenta a professora da Unespar de Apucarana. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Professora especialista em gênero critica projeto do vereador Deco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!