Mais lidas
Apucarana

Programa de alfabetização de Apucarana recebe Medalha Paulo Freire

.

Educação apucaranense recebe a “Medalha Paulo Freire”
Educação apucaranense recebe a “Medalha Paulo Freire”


Apucarana está entre os cinco municípios brasileiros que conquistaram a “Medalha Paulo Freire”, concedida anualmente pelo Ministério da Educação. A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, esteve em Brasília na tarde desta quinta-feira para o recebimento da honraria.
A Medalha Paulo Freire foi criada para identificar, reconhecer e estimular experiências que contribuam para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de Apucarana, iniciativas desenvolvidas nas cidades de Fortaleza, Goiânia, Cuiabá e Paranaguá também foram selecionadas para a premiação. A honraria contempla anualmente os cinco melhores projetos no âmbito da EJA.
Por meio do projeto “A Construção de Ações Cidadãs no Universo Escolar da EJA”, os alunos apucaranenses aprendem não apenas a ler e a escrever, mas também a reciclar o lixo, a formar hortas, a cultivar plantas medicinais, a preparar compotas de doces e a confeccionar peças de artesanato, entre outras atividades.
“O objetivo é transformar os alunos da EJA em cidadãos críticos, independentes e conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade”, destaca a secretária de educação Marli Fernandes. O prefeito Beto Preto (PSD) se manifestou entusiasmado com mais um prêmio conquistado, em âmbito nacional, pela educação de Apucarana.
“Estamos priorizando ações na educação desde 2013, garantindo os recursos necessários para impulsionar a qualidade do ensino em Apucarana e, felizmente, os resultados estão surgindo com a dedicação da nossa equipe de trabalho”, assinalou Beto Preto, que devido a questões familiares não pôde participar da solenidade em Brasília. 
A secretária Marli Fernandes reforça a importância das parcerias firmadas entre a Autarquia Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família para que o projeto fosse bem sucedido. “Graças a essa colaboração nós levamos a alfabetização também aos participantes da Rede de Economia Solidária e aos egressos do sistema penitenciário”, acrescenta a secretária.
A Autarquia Municipal de Educação recebeu, em junho, a visita da avaliadora da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA), professora Edna Maria Lopes do Nascimento, que veio conhecer in loco o projeto.
“Receber a Medalha Paulo Freire é uma importante conquista para os municípios, porque significa que eles foram capazes de realizar um excelente trabalho, que serve de exemplo e merece ser replicado em outras comunidades”, enalteceu a professora do Ministério da Educação.
Atualmente, são 155 alunos matriculados na EJA em Apucarana. As turmas são ofertadas em sete polos, abrangendo as 37 escolas municipais.e

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber