Mais lidas
Apucarana

Saúde realiza o segundo mutirão de oftalmologia deste mês

.

Atendimento acontece neste sábado e visa fazer a triagem de pacientes acima de 60 anos para diagnóstico da catarata (Foto – Profeta)
Atendimento acontece neste sábado e visa fazer a triagem de pacientes acima de 60 anos para diagnóstico da catarata (Foto – Profeta)

A prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde, confirmou para este sábado (25) a realização do segundo mutirão de Oftalmologia neste mês de novembro. O atendimento visa fazer a triagem de pacientes acima de 60 anos para diagnóstico da catarata.

O primeiro mutirão aconteceu no último dia 11 e mais duas edições do atendimento já foram anunciadas pela direção da AMS. As novas datas estão previstas para dois sábados de dezembro, nos dias 2 e 16.

Conforme determinação do prefeito Beto Preto o mutirão vai se estender também ao longo de janeiro com o objetivo de reduzir a fila de espera nesta especialidade. Em cada dia são atendidas 70 pessoas acima de 60 anos, com baixa capacidade visual. “A demanda da oftalmologia em alguns períodos requer intensificação do atendimento, tanto que desde 2013 a Autarquia de Saúde vem realizando mutirões para que os pacientes esperem o menor período de tempo possível”, afirma o prefeito Beto Preto.

O mutirão vem sendo realizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), sempre a partir das 8 horas e o atendimento é feito pela oftalmologista Manoela Berlinck Pereira.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, informa que os pacientes que estão na fila de espera foram encaminhados para consulta na especialidade de oftalmologia pelas Unidades Básicas de Saúde. Aqueles que serão atendidos em todas as datas do mutirão são informados em suas residências da respectiva data e horário através UBS de seu bairro.

Como aconteceu no primeiro dia do mutirão, em 11 de novembro, ainda neste sábado 52 pacientes realizarão eletrocardiograma com laudo, os quais já passaram pela triagem com o oftalmologista. O atendimento adicional visa acelerar as etapas do processo pré-operatório de cirurgia de catarata. Esse grupo de pessoas, 48 do dia 11 e 52 agendados para depois de amanhã, está com data marcada para cirurgia da catarata.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber