Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Apucarana

Apucarana é destaque em prova nacional

.

Apucarana é destaque em prova nacional
Apucarana é destaque em prova nacional

Apucarana está em segundo lugar entre os municípios do Paraná na faixa de 100 a 200 mil habitantes na Avaliação Nacional de Alfabetização. Os resultados foram divulgados no final de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Cerca de 1.240 alunos, matriculados no 3º ano do ensino fundamental, na rede municipal, participaram da prova no ano passado. Destes, 88,8% tiveram desempenho satisfatório em escrita, 69,39% em leitura e 69,48% em matemática. 

O rendimento das crianças apucaranenses ficou atrás apenas do apresentado pelos alunos de Cambé, na região metropolitana de Londrina. Dos 1.133 cambeenses que participaram da prova, 94,4% tiveram desempenho satisfatório em escrita, 70,47 em leitura e 74,4 em matemática. 

Além de medir a qualidade do ensino básico, a Avaliação Nacional da Alfabetização oferece subsídios para que os gestores formulem, reformulem e monitorem as políticas educacionais.O prefeito Beto Preto (PSD) parabenizou os profissionais envolvidos na conquista. “O ensino apucaranense dá demonstrações de superação todos os dias. Além do resultado positivo nessa avaliação, a Autarquia Municipal de Educação conquistou recentemente o prêmio Gestor Público Paraná pela execução do projeto Biblioteca Itinerante e a Medalha Paulo Freire pelo bom desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos”, acrescentou. 

Os resultados de Apucarana estão bem à frente das médias estadual e nacional. Em todo o Paraná, 70% dos alunos matriculados no 3º ano tiveram desempenho satisfatório em escrita, 56% em leitura e 55% em matemática. Já no Brasil, os índices caem para 66% em escrita, 46% em leitura e 45% em matemática.A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, atribui o bom rendimento das crianças apucaranenses à estruturação pedagógica que vêm sendo feita nos últimos anos nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede.

 “Nós unificamos o currículo escolar, implantamos o ensino de inglês a partir da educação infantil, desenvolvemos projetos inovadores nas áreas de literatura, empreendedorismo e conscientização ambiental, incentivamos a prática esportiva, garantimos materiais pedagógicos modernos para os professores, capacitamos continuamente os profissionais, e ainda diversificamos a merenda e reformamos mais da metade dos prédios escolares. Acredito que tudo isso contribuiu para a melhora dos índices da ANA,” afirmou.

EJA recebe Medalha Paulo Freire A Autarquia Municipal de Educação foi selecionada para receber o prêmio Medalha Paulo Freire pelo desenvolvimento do projeto “A construção de ações cidadãs no universo escolar da Educação de Jovens e Adultos”. O prefeito Beto Preto (PSD) e a secretária Marli Fernandes viajam a Brasília, na próxima quinta-feira (23), para a cerimônia na sede do Ministério da Educação.A Medalha Paulo Freire é conferida a personalidades e instituições que se destacam nos esforços pela generalização da alfabetização.

 Em Apucarana, são 155 alunos matriculados na EJA em 2017. Turmas da Educação de Jovens e Adultos são ofertadas em sete polos, abrangendo as 37 escolas municipais. Professores itinerantes também levam o conhecimento a alunos da Rede de Economia Solidária do Centro de Atendimento à Mulher e aos egressos do sistema penitenciário assistidos pelo Patronato Municipal. “Erradicar o analfabetismo da população com quinze anos ou mais é uma das metas do nosso Plano Municipal de Educação. Porém, mais do que ensinar a ler e a escrever, nós buscamos transformar os alunos em cidadãos críticos, independentes e conhecedores dos seus direitos e deveres na sociedade,” explica a secretária Marli.

Biblioteca Itinerante leva o prêmio Gestor Público ParanáO Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) também foi conquistado pela Autarquia Municipal de Educação. O projeto que recebeu o certificado é “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido nas escolas e CMEIs da rede municipal apucaranense desde 2015.Iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio tem o objetivo de valorizar projetos da administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade.Por meio do projeto Biblioteca Itinerante, as 60 unidades de ensino da rede municipal receberam estantes móveis com mais de 100 livros para serem utilizados pelos alunos.

 “Nós adquirimos uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas,” detalha a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.“A presença da biblioteca dentro da sala de aula estimula o interesse dos alunos pelos livros, na medida em que eles podem manuseá-los sempre que quiserem. Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos”, justifica. 

Fonte- Tribuna do Norte

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber