Mais lidas
Apucarana

Apucarana faz contagem regressiva para os Jogos Abertos do Paraná

.

Irmã procura irmão em Apucarana
Irmã procura irmão em Apucarana

Apucarana sedia até o dia 26, a fase final dos 60º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) - Divisão “A”. As disputas acontecem em diversas praças esportivas da cidade e vão reunir cerca de 6 mil pessoas entre atletas e dirigentes de 80 municípios, além de arbitragem e organização. A delegação de Apucarana disputará 18 modalidades coletivas e individuais. Os últimos detalhes da organização foram conferidos pelo prefeito Beto Preto, ao longo da semana, onde comandou uma série de reuniões com membro das equipes de organização. Ele lembrou que a última vez em que Apucarana sediou uma final do JAP’s foi há 24 anos. “A primeira vez foi em 1965, depois em 1980 e 1993, e esta será a quarta vez, onde teremos em nossa cidade os principais e melhores atletas do Paraná”, destacou Beto Preto.

Só na modalidade Futsal tem cinco equipes que disputam o campeonato nacional e que estarão em Apucarana, além de equipes que estão neste nível nas modalidades de basquetebol e voleibol, entre outras. “Sempre antes de cada grande competição que sediamos realizamos reuniões para checagem dos últimos detalhes, para que tudo ocorra com sucesso”, explicou o prefeito, salientando que últimos anos a cidade vem sendo referência esportiva no Paraná, sediando várias competições, como os Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) nas divisões “A e B”, os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) – Divisão “B” e o Projeto Bom de Bola, e agora a Divisão “A” dos JAP’s. “Quero mais uma vez agradecer ao Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, pela confiança depositada ao poder de organização da prefeitura e dizer que mais uma vez vamos abraçar a todos os municípios visitantes com muito carinho”, disse Beto Preto.

A secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, revela que as disputas da fase final dos JAP’s em Apucarana irão ocorrer em 20 locais de competição, dos quais apenas quatro serão fora do município. “A bocha será disputada em Londrina e o bolão em Arapongas. Nas modalidades coletivas, contaremos com o apoio de ginásios de cidades próximas: um em Cambira e outro em Jandaia do Sul”, detalhou a secretária.

Ela destaca o apoio de outros municípios também com empréstimo de equipamentos. “A cidade de Pato Branco nos auxiliará no atletismo, Cascavel com mesas para o tênis de mesa e Arapongas com anteparos para o tênis de mesa”, citou a secretária. A Unopar de Londrina também vai contribuir com o empréstimo de tapetes para as disputas de ginástica rítmica. “Os Jogos Abertos constituem um evento grandioso, no qual nossas praças esportivas receberão os melhores atletas do Paraná. E sediar o JAPs é na mesma proporção um grande desafio, mas Apucarana se preparou como sempre, com muito respeito ao esporte, a todas as modalidades e temos a certeza de que as equipes e delegações serão muito bem recebidas e levarão só boas recordações não só da competição, mas de toda a cidade”, diz Jossuela Pinheiro, secretária Municipal de Esportes e Juventude.

De acordo com ela, por sediar nos últimos cinco anos grandes eventos - como jogos Escolares, da Juventude e agora os Jogos Abertos -, as praças esportivas de Apucarana estão em constante aprimoramento. “Sob o comando do prefeito Beto Preto, que é um grande incentivador do esporte, trabalhamos mais uma vez com afinco para deixar tudo em ordem”, revelou a secretária. Ela conclamou a população para prestigiar a competição. “Nossas equipes estão em um processo de desenvolvimento, por isso peço que a população compareça, acolha nossos atletas, incentivem, pois todos estão se preparando e representarão muito bem a cidade”, concluiu Jossuela.

Mapa na internet ajudará na localização

Com o objetivo de ajudar os atletas, dirigentes, árbitros e torcedores a se localizarem em Apucarana foi criado um “mapa turístico” da cidade. A ferramenta cibernética foi criada pela estudante de arquitetura Letícia do nascimento Idalgo, do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), a pedido do vice-prefeito Junior da Femac.

No mapa, que está fixado na página de abertura do site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br ), os internautas poderão localizar por ícones os endereços dos alojamentos de cada uma das 80 delegações, em escolas municipais e estaduais. Ao clicar em cada ícone do mapa, surgem em destaque o endereço, telefone e até uma foto do local procurado.  

Também poderão ser identificados e encontrados todos os locais de jogos ou modalidades, como ginásios de esportes, estádios e clubes. Além dos principais pontos turísticos da cidade, tais como o Parque Jaboti, Parque ecológico da Raposa e as praças da Catedral e do “28”.

Do mapa constam ainda ícones para localização dos principais pontos de gastronomia (restaurantes e lanchonetes) e ainda dos hotéis. “Essa ferramenta será amplamente divulgada em grupos de Whattsapp e no Facebook, com um link para facilitar o acesso”, informa Junior da Femac.       

Abertura terá shows e atrações especiais

Apucarana preparou algumas atrações para os atletas, dirigentes e o público em geral, na abertura da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, na noite de sexta-feira, dia 17, no Ginásio de Esportes Antônio Basso Filho, o “Lago]ao”.

Além do cerimonial, com desfile das delegações, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica, estão programadas apresentações do Ballet Pavlova, Artes Marciais (AME) e execuções de músicas (temas de eventos esportivos) pela Big Band Orquestra de Apucarana.

Porém, o ponto alto da festa de abertura será um show com o cantor Édson Galhardi, que personifica Elvis Presley, o “Rei do Rock”. Galhardi foi eleito o melhor cover de Elvis Presley no Brasil e também na América Latina. As suas roupas são confeccionadas nos estados Unidos e são exatamente iguais às que eram usadas por Presley.

A festa de confraternização da abertura terá ainda a apresentação da Banda Bis, com o melhor do pop nacional e internacional. “Esperamos que o Lagoão esteja lotado para essa grande festa”, anuncia o prefeito Beto Preto.




×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber