Apucarana

Comércio projeta aumento de 10% nas vendas de final de ano

Da Redação ·
Lojistas esperam melhor Natal dos últimos três anos (Delair Garcia)
Lojistas esperam melhor Natal dos últimos três anos (Delair Garcia)

A 45 dias do Natal, a expectativa do comércio é uma das melhores dos últimos anos no quesito vendas em Apucarana. A estimativa é de alta de, no mínimo, 10% em relação ao ano anterior. Ontem, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgou um levantamento que aponta perspectivas positivas para as vendas e contratações temporárias de fim de ano em todo território nacional. De acordo com a Abrasce, o setor prevê um aumento de 7% nas vendas natalinas e 5% nas contratações.

continua após publicidade

Outro levantamento positivo, divulgado recentemente pela, é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que sinaliza também para um crescimento tanto nas vendas quanto na abertura de vagas temporárias, que deverá ter um aumento de 10% em relação a 2016, quando 66,7 mil vagas de emprego foram criadas. Já a estimativa para as vendas de fim de ano é de 4,3%.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Jayme Leonel, a expectativa é positiva entre os comerciantes. “A estimativa de vendas para este Natal do comércio é a melhor dos últimos três anos. Acreditamos que vá crescer entre 8% a 10%. O comércio já está sentindo um outro ânimo”, avalia.

Ele observa que um exemplo deste otimismo pôde ser conferido com a adesão dos comerciantes à campanha de Natal, que é realizada pela Acia e Sicoob, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e Câmara da Mulher Empreendedora. Os  prêmios são um Chevrolet Ônix, três motos e dez vales-compra no valor de R$ 1 mil cada.

A avaliação da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, também é otimista. “Acreditamos que este ano será um dos melhores. As vendas tendem a aumentar significativamente após o recebimento da primeira parcela do 13º, que ocorre até o final deste mês. A expectativa é vender, no mínimo, 10% a mais que em 2016, mas queremos que seja superada”, espera.

Aída comenta ainda que, com início da decoração natalina e com a campanha de Natal nas lojas, o clima mudará completamente, estimulando a movimentação no comércio. Em especial, após a abertura das lojas no período da noite. Este ano o comércio de Apucarana passará a atender em horário especial a partir do dia 7 de dezembro.

Papai Noel do Shopping chega na próxima semana
A expectativa de vendas para este Natal no Shopping CentroNorte, de Apucarana, também é superior aos anos anteriores. A presidente da Associação de Lojistas, a empresária Luciana Manganoti Miquelin, avalia que as vendas já reagiram. “Só neste início de mês já percebemos uma melhora significativa em comparação ao ano passado. A nossa expectativa é vender 30% a mais que em 2016”, espera.

Luciana observa que, para impulsionar as vendas, várias ações estão programadas. A primeira acontece na próxima semana: a chegada do Papai Noel. “Além da chegada do Papai Noel, que vai vir de guindaste este ano, estamos preparando um dia especial com apresentações circenses”, afirma.

O evento terá início às 19h30 no estacionamento externo do Shopping CentroNorte. “Acreditamos que com essas atividades, além da decoração que vai ser completamente renovada, o público venha visitar ainda mais o Shopping CentroNorte”, diz. Além disso, ela observa que as promoções, como a do sorteio de um carro, vão ajudar a aquecer ainda mais as vendas.