Apucarana

Quarenta profissionais da saúde concluem especialização

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Quarenta profissionais da saúde concluem especialização
Quarenta profissionais da saúde concluem especialização

Quarenta profissionais da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), incluindo médicos, enfermeiros, odontólogos, entre outros, concluíram hoje (9) os cursos de Especialização em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) e em Preceptoria em Residência Médica. A qualificação de 360 horas, sendo 288 presenciais e 72 de educação à distância, foi ministrada pelo Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde.

continua após publicidade

A especialização teve a participação de enfermeiros, nutricionista, psicólogo, dentista, educador físico, fisioterapeutas e médicos que atuam como preceptores, ou seja, profissionais da área de saúde municipal responsáveis pelo acompanhamento da atuação prática e avaliação dos 54 alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da AMS.

A capacitação afeta diretamente a qualidade do atendimento à população, já que 80% da carga horária dos residentes é prática. São profissionais que prestam atendimento na UPA, UBSs, AMS, CAPS AD e IJ, Centro Infantil, Casa da Gestante, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil. “Essa qualificação tem grande impacto nos serviços prestados à população e, sempre que possível, iremos viabilizar novos cursos”, assinala o prefeito Beto Preto.

continua após publicidade

“A formação desses profissionais da rede de atenção à saúde de Apucarana tem qualificado o processo de formação dos residentes, promovendo maior articulação do trabalho e da educação, facilitando os processos de aprendizagem e, por consequência, gerado melhora na assistência à população”, avalia a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), enfermeira Francieli Nogueira Smanioto.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, destaca que a prefeitura, através da Autarquia Municipal de Saúde, tem uma preocupação grande na qualificação dos profissionais que atuam na rede pública de saúde. “Hoje 40 deles estão concluindo esta importante capacitação e quem ganha é a população ao contar com mais qualidade quando busca atendimento da saúde”, afirma Kaneta.