Apucarana

Implantodontia e Biblioteca Itinerante ganham “Prêmio Gestor Público PR”

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Implantodontia e Biblioteca Itinerante ganham “Prêmio Gestor Público PR”
Implantodontia e Biblioteca Itinerante ganham “Prêmio Gestor Público PR”

Mais dois projetos desenvolvidos pela prefeitura de Apucarana acabam de ser premiados em âmbito estadual. São o “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação; e o Programa de Implante Dentário “Implantando Sorrisos, Aumentando a Autoestima”, da Autarquia Municipal de Saúde, estão entre os vencedores do V Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).

continua após publicidade

Dos municípios que concorreram, Apucarana, ao lado de Ponta Grossa e Santa Terezinha de Itaipu, ganharam destaque com dois projetos vencedores. Uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), o Prêmio Gestor Público Paraná tem como objetivo valorizar os gestores municipais que viabilizam projetos de administração pública, gerando desenvolvimento e bem estar social para a população.

A cerimônia de premiação será realizada para o dia 21 de novembro, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. Desde o início do PGP-PR, 151 municípios inscreveram mais de 500 projetos em diversas áreas de atuação, como educação, saúde, meio ambiente, trabalho e saneamento básico, que foi o tema deste ano.

continua após publicidade

O prefeito Beto Preto recebeu a notícia da conquista de mais dois prêmios com muita alegria. “Trata-se de um importante reconhecimento em relação a programas que criamos em Apucarana e que estão dando ótimos resultados. Na Implantodontia, Apucarana reuniu capacidade técnica, operacional e estrutural para atender pacientes da cidade, do vale do Ivaí e até de outras regiões do Paraná”, comenta Beto Preto.

Ele também destaca os avanços que estão sendo registrados com a Biblioteca Itinerante. “As crianças assimilam o gosto pela leitura e isso é de imenso valor no encaminhamento de suas vidas”, assinala.

Na solenidade de entrega do Prêmio Gestor Público Paraná, neste mês em Curitiba, serão revelados os ganhadores do Troféu PGP-PR “Melhor do Ano”, o Troféu PGP-PR “Saneamento Básico”, o Troféu PGP-PR “Tecnologia da Informação”, e o Troféu PGP-PR “Administração Tributária”.

continua após publicidade

Implantes: Apucarana é referencia Nacional

Paralelamente aos atendimentos de várias especialidades odontológicas, como endodontia (tratamento de canal), próteses, periodontia (tratamento da gengiva), cirurgia oral menor (extração de dente do siso), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Autarquia de Saúde se tornou referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O município, que começou a ofertar o serviço em 2013, já realizou 20 mil implantes em 5,5 mil pacientes. Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil. De janeiro a julho deste ano foram 10 mil implantes.

continua após publicidade

Em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliado para pacientes da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e também para a 22ª RS de Ivaiporã. Mais de 1,3 mil pacientes de 28 municípios da região já foram atendidos, com previsão de realização de 4 mil implantes.

Em setembro, o setor de odontologia municipal garantiu importantes avanços, com a aquisição de mais onze consultórios odontológicos e a transferência do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para um prédio 750 metros quadrados, destinado exclusivamente ao atendimento nesta área, localizado em frente à AMS.

continua após publicidade

Em sua nova sede, o Centro Especialidades Odontológicas vai contar com uma estrutura de atendimento formada por 22 consultórios odontológicos, sendo 11 novos recém-entregues, 3 que serão adquiridos com parte do recurso da emenda parlamentar e 8 que já existiam. As novas instalações ainda vão abrigar a central de esterilização, bem como a administração, o almoxarifado e arquivo da odontologia.

O Centro de Especialidades Odontológicas deve começar a atender no novo endereço num prazo de 60 dias. Atualmente o CEO funciona no primeiro andar da Autarquia Municipal de Saúde.

Biblioteca Itinerante estimula leitura

continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Educação (AME) está entre os condecorados na quinta edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). O projeto selecionado para receber o certificado é o “Biblioteca Itinerante: o prazer da leitura mais perto de você”, desenvolvido desde 2015 nas 37 escolas e  23 CMEIs da rede municipal apucaranense.

Por meio do projeto Biblioteca Itinerante, as 60 unidades de ensino receberam estantes móveis repletas de livros para serem utilizados pelos alunos. “Nós adquirimos uma biblioteca para cada CMEI e uma biblioteca para cada sala de aula das escolas,” detalha a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

As estantes são compostas por mais de cem obras literárias de autores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Ringo Starr, entre outros.

“A presença da biblioteca dentro da sala de aula estimula o interesse dos alunos pelos livros, na medida em que eles podem manuseá-los sempre que quiserem. Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos”, justifica a secretária.

Os estudantes também levam exemplares para casa aos fins de semana, através da ‘Sacola Leitura em Movimento’, para apreciarem junto com os pais, irmãos e familiares. Contos, fábulas e histórias clássicas infantis ainda são resgatados durante a Semana Literária, realizada sempre no início do mês de setembro.

Os resultados obtidos com o projeto são animadores. As notas dos alunos da rede municipal de ensino têm aumentado nas avaliações feitas pelos próprios professores e em testes externos, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização.