Apucarana

Família autoriza captação de múltiplos órgãos de jovem de Apucarana que teve morte cerebral

Da Redação ·
Essa foi quarta captação de múltiplos órgãos realizada neste ano no Hospital da Providência - Foto TNONLINE
Essa foi quarta captação de múltiplos órgãos realizada neste ano no Hospital da Providência - Foto TNONLINE

Quatro equipes de captação compostas de cirurgiões de hospital do Paraná e São Paulo estiveram na madrugada desta terça-feira (30) no Hospital da Providência de Apucarana (norte do Paraná) para um procedimento de captação de múltiplos órgãos. As primeiras equipes chegaram por volta da 1 hora.

continua após publicidade

O paciente é um apucaranense de 21 anos teve morte cerebral confirmada no final de semana. Ele estava internado desde o último dia 21 após se envolver em um acidente de trânsito.

Com a autorização da família, os órgãos do rapaz foram doados. Segundo o Hospital da Providência de Apucarana, o rapaz teve as válvulas cardíacas, pâncreas, rins, fígado e córneas captados. A família também autorizou a captação de ossos que foram encaminhados para um banco de ossos e tecidos em Curitiba. 

continua após publicidade

Equipes de hospitais de Pato Branco, Curitiba e São Paulo foram mobilizadas para fazer a captação e encaminhamento dos órgãos para os hospitais onde os receptores passariam pelos transplantes. Segundo o hospital, esta foi a quarta captação de múltiplos órgãos realizada neste ano no estabelecimento de saúde.

O procedimento foi finalizado no início da manhã desta terça-feira. Segundo o hospital, as válvulas cardíacas foram transplantadas em paciente internado em hospital de Pato Branco. Já as córneas foram encaminhadas para Londrina. O restante dos órgãos captados foi encaminhado para pacientes que passaram por cirurgias em hospitais de Curitiba.