Apucarana

Representante do MEC visita projeto da UTFPR que venceu concurso nacional

Da Redação ·
Representante do MEC, Edacir Dorigon, esteve nesta sexta-feira no campus da UTFPR (Foto: Sérgio Rodrigo)
Representante do MEC, Edacir Dorigon, esteve nesta sexta-feira no campus da UTFPR (Foto: Sérgio Rodrigo)

O campus de Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) recebeu na tarde desta sexta-feira, visita do representante do Ministério da Educação (MEC), Edacir Dorigon. Ele esteve na cidade para conhecer pessoalmente o projeto vencedor do concurso "Pesquisar e conhecer para combater o Aedes aegypti", desenvolvido por servidores e alunos do campus.

continua após publicidade

O projeto desenvolvido no campus tem produzido novas armas no combate ao mosquito. A pesquisa há três anos coleta informações sobre o comportamento do inseto utilizando armadilhas simples, formadas apenas por um pote com água e um pedaço de madeira. 

Além do trabalho de pesquisa e da coleta de informações a respeito do mosquito, o trabalho idealizado e coordenado inicialmente pelo professor Halison Golias e atualmente sob a coordenação da professora Valquíria Ribeiro, envolve também um projeto de extensão realizado nas escolas municipais. “Atuamos nas escolas municipais de forma a colaborar com a comunidade e contribuir no controle do mosquito”, comenta a professora.
O representante do MEC destacou a união da comunidade escolar propiciada pelo projeto. Segundo Edacir Dorigon, o material pedagógico produzido durante o projeto será compilado e utilizado em projetos futuros.