Apucarana

Apucarana ganha prêmios por ações de desenvolvimento sustentável

Da Redação ·
Dos 14 municípios que foram agraciados, Apucarana recebeu seis certificações (Foto: Divulgação)
Dos 14 municípios que foram agraciados, Apucarana recebeu seis certificações (Foto: Divulgação)

Na categoria poder público, Apucarana foi o município que conquistou o maior número de selos do Prêmio Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Dos 14 municípios que foram agraciados, Apucarana recebeu seis certificações, seguido por Curitiba que ganhou três selos. 

continua após publicidade

A premiação foi entregue nesta semana, na capital do Estado, durante congresso que reuniu os finalistas (5 maiores notas de cada categoria) e também as iniciativas que foram agraciadas com o selo. A ação considerada a grande campeã, no setor público municipal, veio do Município de Campo Largo.

Se Apucarana não foi reconhecida como a melhor ação, foi o município com o maior número de selos conquistados. Foram certificadas ações da Autarquia Municipal de Educação, Autarquia Municipal de Saúde, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Grupo Conviver, Patronato Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, afirma que Apucarana vem participando do prêmio desde 2013, conquistando anualmente de 2 a 3 selos. “Até 2015, eram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que, com a mudança da agenda, se desdobraram nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, passando de 8 para 17 objetivos”, explica, parabenizando a equipe pelo “excelente resultado” e conclamando as secretarias a manterem o foco nos ODS para os próximos anos. 

Na solenidade realizada em Curitiba, Apucarana esteve representada pelas secretárias municipais de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e de Educação, Marli Fernandes, além de David Brito, representando o Conselho Municipal de Assistência Social, e da vereadora Márcia Sousa, que também é coordenadora regional dos ODS.

“Esse é o segundo ano consecutivo que a merenda escolar de Apucarana ganha a certificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Antes, em 2015, nós já havíamos recebido o selo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também do Sesi,” detalhou a secretária Marli Fernandes, que na cerimônia esteve acompanhada das nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, Jaqueline de Oliveira e Deise Figueiredo.

O projeto “Amigos da Alimentação – de mãos dadas com a saúde” foi escolhido, esse ano, por contribuir com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, que pretende acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.  As principais ações desenvolvidas, por meio do projeto, nas 37 escolas e 23 CMEIs da rede municipal de ensino, são aulas regulares de educação nutricional, estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos e adoção de uma rotina de monitoramento do peso dos alunos.

MAMÃE BEBÊ 

continua após publicidade

Outro projeto que recebeu o selo é o Mamãe Bebê, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Saúde, através da Escola da Gestante. A Autarquia Municipal de Saúde foi representada pela vereadora e também assistente social da autarquia, Márcia Sousa. De acordo com ela, das 150 ações que receberam os prêmios em todas as categorias, a Autarquia Municipal de Saúde foi a única premiada em todo o Estado. “Isso no âmbito de secretarias municipais de saúde, mostrando o comprometimento dos gestores da saúde de Apucarana com os ODS”, reforça a vereadora.

Apucarana recebeu ainda selos com o Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente ( FMADCA), Grupo Conviver e Patronato Municipal por ações em cumprimento ao ODS 3 (Saúde e bem estar para todos). O Programa Terra Forte, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, também foi agraciado por ter atingido o ODS 12 (Assegurar padrões de produção e consumo sustentável).