MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Região cria 1,9 mil novas vagas de emprego em nove meses

Os cinco maiores municípios da região geraram em nove meses 1.926 novas vagas de emprego com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que divulgou ontem os números do mês de setemb

Da Redação

·
Comércio varejista foi setor que mais criou vagas de emprego em setembro em Apucarana |  Foto: Delair Garcia/Arquivo
Icone Camera Foto por Reprodução
Comércio varejista foi setor que mais criou vagas de emprego em setembro em Apucarana | Foto: Delair Garcia/Arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2017, 07:59:00 Editado em 20.10.2017, 08:02:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os cinco maiores municípios da região geraram em nove meses 1.926 novas vagas de emprego com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que divulgou ontem os números do mês de setembro e consolidam uma reação da economia local em termos de emprego formal. No mesmo período do ano passado, o saldo da região era negativo em 363 vagas.

continua após publicidade

No acumulado do ano, o município de Apucarana lidera na criação de novas vagas com abertura de 1.125 postos de trabalho. Em setembro, o município repete um ciclo de saldos positivos que vem desde janeiro. No mês que passou foram criados 72 postos de trabalho na cidade, segundo o Caged. Chama atenção a reação do comércio varejista, que foi o setor com maior saldo, 52 postos de trabalho, após uma sequência de resultados negativos ao longo do ano. A construção civil, que vem liderando a geração de empregos na cidade, foi o segundo setor com maior saldo: 49, seguida da indústria (15). Já o setor de serviços fechou mês com saldo negativo de 40 vagas.
No desempenho de setembro, o destaque é o município de Arapongas, que gerou 179 vagas, o 6º melhor resultado de todo estado em municípios com mais 30 mil habitantes. O desempenho foi puxado pela indústria, que gerou 127 postos de trabalho, seguida do comércio (44) e construção civil (16). O setor de serviços também fechou negativo em setembro, com perda de 10 vagas. No acumulado do ano, o município soma 640 novas criadas.
Jandaia do Sul tem o terceiro melhor saldo acumulado. De janeiro a setembro, o município gerou 172 vagas. Em setembro, entretanto, o saldo ficou negativo em 5 vagas. Já os municípios de Ivaiporã e Faxinal tiveram desempenho negativo no saldo anual, com perdas de 7 e 2 vagas, respectivamente.
No Paraná, o resultado também foi positivo. O estado criou, em setembro, 2.801 vagas de emprego, desempenho muito superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o saldo estava em 413.
No acumulado do ano, o Estado soma  26.561 novos postos de trabalho, no mesmo período do ano passado foram 1.074. 

BRASIL
O Brasil criou 34,4 mil vagas de empregos formais em setembro. O resultado é o sexto aumento consecutivo neste ano, segundo o governo, e o melhor resultado para o mês desde 2014, quando as contratações superaram as demissões em 123,8 mil vagas. 
Mesmo com os últimos saldos positivos, o resultado acumulado em 12 meses está negativo em 466,6 mil postos de trabalho. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Região cria 1,9 mil novas vagas de emprego em nove meses"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!