Apucarana

Mudança no sistema paralisa cartórios eleitorais de Apucarana e Arapongas

Da Redação ·
Fórum Eleitoral de Apucarana ficará fechado na semana que vem (Foto: Arquivo/TN)
Fórum Eleitoral de Apucarana ficará fechado na semana que vem (Foto: Arquivo/TN)

Cartórios Eleitorais das Comarcas de Apucarana e Arapongas não estarão atendendo ao público para emissão de títulos de eleitor, transferências de domicílio ou recadastramento biométrico (no caso de Arapongas) no período de 23 a 27 de outubro, ou seja, de segunda a sexta-feira da próxima semana. O motivo é que o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR), através da sua secretaria de tecnologia, estará alterando o sistema eletrônico transferindo de um lugar para outro eleitores de comarcas que tiveram zonas eleitorais extintas. Em função disso, o sistema eletrônico estará bloqueado para as adequações necessárias. 

continua após publicidade

Em Apucarana, os cerca de 83,3 mil eleitores da 179ª Zona Eleitoral, que foi extinta, serão transferidos para a 28ª ZE. A transferência abrange eleitores de parte de Apucarana, mais Cambira e Novo Itacolomi. Segundo Naira Lúcia Nunes André, chefe substituta da 28ª Zona Eleitoral, apesar disso o cartório estará aberto normalmente. No entanto, somente será emitida certidão circunstancial de comparecimento ao cartório para aqueles eleitores que precisarem regularizar sua situação e não conseguirem em virtude da paralisação do atendimento.

Em Arapongas, onde está acontecendo o processo de biometria, os trabalhos estarão paralisados da mesma forma. Isto em função da extinção da 180ª Zona Eleitoral, que abrange o município de Sabáudia. Os 5,7 mil eleitores deste município serão transferidos para a 61ª Zona Eleitoral. Vale lembrar que o recadastramento biométrico em Arapongas e Sabáudia vai até o dia 17 de novembro, conforme lembra o chefe da 61ª Zona Eleitoral, Alex Petruci.

continua após publicidade

PLANTÃO

Em Jandaia do Sul, onde também está ocorrendo a biometria, não haverá paralisação dos trabalhos na semana que vem, o que deverá ocorrer numa outra etapa conforme programação do TRE-PR, apesar de a Comarca estar transferindo eleitores de São Pedro do Ivaí, que pertencem à 70ª ZE local, para a 133ª ZE de São João do Ivaí.
Como o recadastramento biométrico na Comarca termina no próximo dia 27, haverá plantão neste sábado, das 10 às 16 horas, para atender os eleitores atrasados.