Apucarana

Colégio de Apucarana representa Paraná em prêmio de gestão escolar

Da Redação ·
Escola de Apucarana foi a melhor em gestão do Estado
Escola de Apucarana foi a melhor em gestão do Estado

O Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, em Apucarana (Vale do Ivaí) será o representante paranaense na etapa regional do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) edição 2017. A seleção regional será em Florianópolis (SC), nos 30 e 31 deste mês.

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Já a etapa nacional será nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bonito no (MT), na qual será escolhida a representante das cinco regiões do Brasil que obtiver a maior votação entre os membros da Comissão Nacional.

O Colégio Osmar Guaracy Freire ficou em primeiro lugar entre as escolas que se inscreveram no prêmio. O processo de seleção, no Estado, foi dividido em duas etapas: local e estadual. A primeira seleção foi feita pelo Comitê Local, composto por representantes da equipe pedagógica dos Núcleos Regionais de Educação e das secretarias municipais de educação.

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A segunda etapa foi realizada pelo Comitê Estadual, composto por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que escolheram o Colégio Osmar Guaracy Freire como representante paranaense para a disputa regional com as escolas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Os estudantes, pais, funcionários, professores e toda a comunidade estão orgulhosos da escola. Quando fizemos o comunicado da seleção, alguns pais se emocionaram porque percebem a importância que a escola tem na vida dos filhos e que a sua colaboração está dando resultados”, disse a diretora Marlene Beletato.

Um dos critérios para participação na premiação foi uma autoavaliação da escola envolvendo pais, estudantes, professores, pedagogos, agentes educacionais e demais representantes da comunidade. Após a análise, a equipe da escola elaborou um plano de ação para superar os desafios apontados.

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“A participação da comunidade incentiva os professores, funcionários e alunos, que percebem a importância da escola e passam a vê-la com respeito e admiração”, diz Marlene.

A diretora conta que ao longo dos anos o colégio desenvolveu uma metodologia de trabalho baseada na decisão democrática, inclusiva e colaborativa na qual a comunidade sempre participa das decisões do cotidiano escolar. “É o reconhecimento dos projetos que desenvolvemos ao longo dos anos diariamente em nossa escola com o apoio e participação constante dos pais e da comunidade”, explicou Marlene, que está há 15 anos na direção da escola.

A escola também participa ativamente da vida da comunidade por meio de projetos de preservação ambiental e bazares beneficentes. Também são desenvolvidas atividades nas salas de recursos, espaço comunitário para leitura, jardinagem, horta (que complementa a merenda), além de aulas de espanhol e francês ofertadas pelo Centro de Línguas Estrangeiras e Modernas (Celem).

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O colégio possui 535 matrículas do ensino fundamental, médio e técnico. Segundo a diretora, pais de alunos de outros municípios procuram a escola para matrículas devido ao histórico de envolvimento da comunidade e os bons resultados pedagógicos da unidade. “Esse envolvimento resulta no bom rendimento dos alunos, e os pais percebem essa influência”, disse.

COMPROMISSO COM O ENSINO - A premiação do Consed é destinada às escolas públicas brasileiras da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) e tem como objetivo promover a autoavaliação das escolas, estimular a gestão escolar democrática focada no compromisso com o ensino, aprendizagem, divulgar, reconhecer e valorizar as escolas públicas.

Os critérios para seleção das escolas são o preenchimento completo da ficha de inscrição com todas as informações exigidas, gestão pedagógica (análise de resultados educacionais, planejamento das ações pedagógicas), gestão participativa (processos coletivos de decisões e ações), gestão de infraestrutura (administração de serviços e recursos), participação da comunidade na autoavaliação e na elaboração de plano de melhoria, coerência entre o plano de ação e os itens de autoavaliação e suas respectivas justificativas e exequibilidade do plano de melhoria (previsões do cronograma e dos recursos financeiros).