Mais lidas
Apucarana

30º BI Mec completa 49 anos de existência

.

30º BI Mec completa 49 anos de existência
30º BI Mec completa 49 anos de existência

Com a presença do general de brigada, Affonso da Costa, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BI Mec) realizou nesta sexta-feira (29/09) uma solenidade militar para comemorar o 49º aniversário. A unidade, que atualmente conta com um efetivo de 653 membros, participa com freqüência de missões especiais dentro e fora do país.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, esteve presente na cerimônia e recebeu, em nome da Prefeitura de Apucarana, o diploma de amigo da 15ª Brigada de Infantaria, da qual o 30º BI Mec é subordinado, enquanto que diversas outras personalidades foram agraciadas com o diploma de amigo do 30º BI Mec. Também foi entregue a premiação a militares que se destacaram em competições esportivas realizadas em comemoração ao aniversário do batalhão.

Ao receber o diploma, Beto Preto disse que o trabalho da Prefeitura em prol do Exército expandiu os limites de Apucarana e obteve o reconhecimento da 15ª Brigada, sediada em Cascavel. “O general Affonso da Costa foi muito gentil ao conceder o diploma, afirmando que o trabalho da Prefeitura extrapola o âmbito do quartel de Apucarana. Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e nos dá mais garra para trabalhar em conjunto com o Exército Brasileiro”, frisa Beto Preto, que na cerimônia esteve acompanhado do vice-prefeito Junior da Femac e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mauro Bertoli.

O general Affonso da Costa, que é o comandante da 15ª Brigada de Infantaria, destacou que a unidade de Apucarana, embora jovem para os padrões do Exército, está bem estruturada e participa de missões especiais. “A unidade apoiou a segurança dos jogos olímpicos e paralímpicos de 2016 e esteve presente na pacificação do Morro do Alemão, também no Rio de Janeiro, além de ter enviado tropa à missão das Nações Unidades para a estabilização do Haiti”, cita o general.

O tenente-coronel José Luis Barbosa Deina, comandante do 30º BI Mec, destacou a recente transformação do batalhão de motorizado para mecanizado. “Com isso, recebemos o meio de combate mais atual para a infantaria. Trata-se da viatura de transporte de pessoal sobre rodas guarani, que proporciona poder de choque, proteção blindada e poder de fogo à tropa de infantaria contra possível ameaça à soberania do nosso País”, frisa Deina.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber