Mais lidas
Apucarana

PM apreende maconha, drogas sintéticas e até ingrediente do chá de Santo Daime

.

O chá de Santo Daime provoca alucinações Foto: Reprodução
O chá de Santo Daime provoca alucinações Foto: Reprodução

Uma abordagem de rotina da Polícia Militar (PM) desencadeou ação que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão dos mais variados tipos de drogas na tarde de quinta-feira (21) em Apucarana (norte do Paraná). Os policiais localizaram 1,2 kg de maconha, além de porções de haxixe e drogas sintéticas, como cristais de ecstasy, NBOH (potente droga sintética similar ao LSD) e até ingrediente usado para fazer o chá de Santo Daime. Uma arma, R$ 5,6 mil e ainda cogumelos alucinógenos que estavam em poder dos suspeitos também foram retirados de circulação.

Foto: Divulgação

A situação começou após a prisão, na praça próxima à 15ª Ciretran (zona sul), de Wilgner Galan Ferreira da Silva, de 22 anos. Em uma sacola, o rapaz levava cerca de 500 g de maconha. Após a abordagem, os policiais seguiram até a casa de Silva, onde foram localizadas mais porções de maconha, haxixe e cogumelos alucinógenos.

Cogumelos alucinógenos apreendidos - Foto: Divulgação

Do local, os policiais seguiram até outro imóvel, onde foi presa a namorada do rapaz, Rafaela Cuesta Almeida, 22, que, segundo a PM, admitiu que guardava entorpecentes para o namoradao e sabia que ele sera suspeito de traficar drogas. Uso o Santo Daime apenas para relaxar", disse a moça na delegacia. 

Foto: Divulgação

Na residência dela foram apreendidas outras porções de drogas sintéticas. No momento da abordagem, chegou ao endereço de moto um terceiro suspeito, Jordão Merizio, 19, que transportava meio quilo de maconha. O rapaz disse aos PMs que a droga seria repassada para o casal.  Na residência de Jordão, policiais civis que deram apoio à PM localizaram ainda um revólver calibre 32, munições e R$ 5,6 mil em dinheiro.

Cristais de ecstasy apreendidos- Foto: Divulgação

Os três foram encaminhados para a 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, junto com a moto, os entorpecentes, a arma e o dinheiro foram encaminhados à delegacia. 

Foto: Divulgação

Totalização das drogas
Ao todo, segundo a PM, foram apreendidos 1,271 Kg de maconha, 59 gramas de haxixe, 19 porções de cristais de ecstasy, 2 comprimidos de ecstasy e 75 gramas de cogumelos alucinógenos, além do material usado no chá de Santo Daime.

Foto: Divulgação

"Essas três pessoas suspeita que foram presas tinham profundo conhecimento sobre drogas. Para se ter uma ideia, foram apreendidos doi tipos de maconha e uma dessa qualidades teria sido trazida da Jamaica, conforme informação de um dos detidos. Até matéria prima para o chá de Santo Daime foi apreendida, coisa que não me lembro ter acontecido em Apucarana até hoje", afirmou o tenente Vilson Laurentino da Silva.

Chá de Santo Daime
O chá que recebe o nome de Santo Daime (também conhecido por Ayahuasca, Yagé ou Vegetal) faz parte da tradição cultural de várias nações indígenas da amazônia ocidental. É um produto da decocção de duas plantas nativas da região: um cipó (Banisteriópsis Caapi), conhecido por Jagube; e uma planta arbustiva (Psicótria Víridis), a Rainha da Floresta. 

Aos caules do cipó macerado, cujos principais alcalóides encontrados são a Harmina e a Harmalina, acrescentam-se as folhas da arbustiva, que contém principalmente Dimetil-Triptamina (DMT).

Jordão Merizio, 19, Rafaela Cuesta Almeida, 22, e Wilgner Galan Ferreira da Silva, de 22 anos, foram presos pela PM com vários tipos de drogas 
Foto: Divulgação

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber