Mais lidas
Apucarana

Câmara entrega Diploma de Méritos ao Núcleo de Educação

.

Câmara de Apucarana entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional de Educação
Câmara de Apucarana entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional de Educação

Em sessão solene realizada na tarde de ontem (quinta-feira 21/09), o Núcleo Regional de Educação de Apucarana em comemoração aos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED/PR recebeu o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias, da Câmara Municipal de Apucarana.

A honraria, votada e aprovada por unanimidade dos vereadores, foi entregue para a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Ballan Sardinha e para a Secretária de Estado da Educação, Ana Seres Treto Comim. Participaram da solenidade os vereadores Mauro Bertoli, Franciley Preto Godoi, o Poim, Márcia Sousa, Luciano Augusto Molina, Antonio Sidrin, Antonio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis, Edson da Costa Freitas, Gentil Pereira, Airton Deco de Araújo e Lucas Leugi, o prefeito Beto Preto, vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins, Júnior da Femac, prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Michelleto, presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), secretária Municipal de Educação e Presidente da Undime Paraná, Marli Regina Fernandes e demais autoridades.

A SEED/PR comemorou 70 anos em maio deste ano. Atualmente a rede estadual é formada por 2.100 escolas e o número de alunos já ultrapassa 1 milhão, representando cerca de 10% de toda população paranaense, são 100 mil profissionais da área que se dedicam diariamente a levar educação de qualidade às crianças e jovens.

“Hoje na História da Educação do Paraná, destacamos a importância do ensino na formação de professores. Considero como objetivo principal na organização dos professores a referência da metodologia do estudo para ensinar, pelas contribuições das aulas e a participação nas Pesquisas para aprimoramento do Ensino. Neste entendimento sobre o Ensino em razão do reconhecimento que nós como legisladores que somos, aproveitamos deste momento de comemoração dos 70 anos da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, para mostrar que em Apucarana, os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana, são de qualidades invejáveis”, destaca o presidente do Legislativo, Mauro Bertoli. 

Ainda falando de Apucarana, segundo Bertoli, “temos aqui uma rede estadual de ensino de respeito, formando grandes nomes na Educação, no meio empresarial na política e na família, demonstrando a capacidade da formação que tiveram na rede de ensino, principalmente pela capacitação dos professores, que tanto se dedicam nisso. Parabenizo em nome da Câmara Municipal, a Secretaria de Estado da Educação, pela história construída nestes setenta anos de dedicação a formação dos professores para a melhor formação dos alunos, que tem como objetivo principal a formação de caráter e do conhecimento. Parabenizo ainda o Núcleo de Apucarana, a todos os ex Chefes e a nossa atual Chefe a Professora Maria Onide, pela brilhante condução que faz frente a este órgão estadual que é exemplo para os demais Núcleos de Educação do nosso Estado do Paraná”, completa.
Maria Onide Ballan Sardinha destacou que esse é um momento especial. “Para todos nós receber o Diploma da Câmara de Apucarana é gratificante e ao mesmo tempo engrandece-nos , mostra o reconhecimento público. Somos pessoas com grandes responsabilidades e temos que ser exemplos. Agradecemos ao Mauro Bertoli pelo preposição, a Câmara pela aprovação e ao prefeito pela sanção. Divido com todos que ajudaram a construir a história do Núcleo regional de Educação”, diz. 

RESGATE DA HISTÓRIA
Em seu pronunciamento o prefeito Beto Preto fez um resgate da história da Educação no Paraná. “Saúdo a Câmara pelo Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional de Educação que congrega 16 municípios da nossa região. Comemorar 70 anos é um momento de emoção e faço um resgate à história da educação, ao Colégio Estadual do Paraná, que já foi o maior do estado, hoje temos outros que se equiparam ou são maiores, mas continua com sua história peculiar e simboliza a educação estadual. São detalhes de uma história que remonta a 7, 8 décadas, desde que a província do Paraná passou a ser Estado e de lá pra cá vem construindo os seus equipamentos públicos”, destaca o prefeito. Ele frisa que todos nós temos uma relação, que as cidades do Paraná têm uma relação direta com o ensino estadual. “O ensino estadual transformou o Paraná em um dos melhores estado do Brasil pra se viver. E eu registro meu respeito a todos servidores, professores que entram na sala de aula do século XXI e tem que concorrer com o celular, com todas as modernidades para poder ensinar, para poder forjar o caráter dos nossos alunos paranaenses. Registro meu agradecimento a todos que constroem a educação estadual do Paraná”, completa Beto Preto.

A democratização do ensino foi a principal conquista destes 70 anos. Hoje o Paraná leva ensino de qualidade a todos os municípios. São investidos 35% do orçamento do Estado na Educação, 10% a mais que o mínimo determinado por lei federal.

Durante esses anos 37 secretários passaram pela pasta. Cinco escolas completam 70 anos em 2017: Escola Estadual Santa Terezinha, de Santo Antônio da Platina; o Colégio Estadual do Campo Doutor Júlio Junqueira, de Arapongas; os colégios estaduais Doutor Willie Davids, de Londrina; Dom Alberto Gonçalves, de Palmeira; e Professor Becker e Silva, de Ponta Grossa.

Em comemoração a data o Governo do Estado inaugurou o Centro de Documentação, Pesquisa e Informação, instalado em sua sede, na Vila Izabel, em Curitiba. Ao longo do ano, concursos fotográficos e diversos materiais ajudarão a contar a história e da atuação da Secretaria da Educação.

Foi feito um resgate histórico e pedagógico dos 37 secretários que já atuaram na pasta, para que a Educação tenha seu acervo próprio além de desenvolver um programa para reorganizar e resgatar a história de todas as 2.100 escolas e dos 32 Núcleos Regionais de Educação. Tudo isso está disponível na página da SEED e no Centro de Documentação.

PRÊMIO GESTÃO PARANÁ

Além da entrega do Diploma, durante a solenidade foi entregue o Prêmio Gestão Paraná às escolas estaduais que se destacaram pela administração coletiva e inovadora. A premiação tem como objetivo promover e fortalecer a participação da comunidade no cotidiano pedagógico e financeiro das escolas paranaenses. “Mais importante que o prêmio é a divulgação das boas ações que estão sendo executadas nas escolas”, reflete a secretária da Educação.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber