Mais lidas
Apucarana

Comerciários de Apucarana e região terão reajuste médio de 5%

.

Aída Assunção, presidente do Sivana, e Anivaldo Rodrigues da Silva, presidente do Siecap, no ato de assinatura da CCT 2017/2018 (Foto: Divulgação)
Aída Assunção, presidente do Sivana, e Anivaldo Rodrigues da Silva, presidente do Siecap, no ato de assinatura da CCT 2017/2018 (Foto: Divulgação)

O Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Apucarana (Siecap) fecharam nesta quinta-feira (21/09) a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2017/2018 para o comércio, incluindo o Shopping CentroNorte. Entre outras coisas, ficou acordado que as categorias abrangidas pela CCT terão reajuste salarial médio de 5%, valendo desde julho passado. Para os demais salários, prevalece o piso do Estado.

Com isso, os trabalhadores do comércio passam a receber um salário base de R$ 1.269,40 mensal, observadas as cláusulas trabalhistas que regem o acordo. As diferenças salariais apuradas na aplicação do reajuste deverão ser pagas pelos empregadores na folha do mês de outubro, podendo ser divididas em duas parcelas, sendo a primeira na folha de outubro e a segunda na de novembro.

A nova CCT vale até 30 de junho de 2018, tanto para o comércio de Apucarana como de toda a base sindical, que abrange os municípios de Califórnia, Cambira, Bom Sucesso, Kaloré, Rio Bom, Marilândia do Sul, Marumbi e Novo Itacolomi.

No que diz respeito ao horário de funcionamento do comércio, ficou mantido praticamente o mesmo calendário. O comércio abre nos dois primeiros sábados do mês e às vésperas de datas importantes (até as 22 horas), como Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais. Também foi mantido o horário especial para as livrarias no início do ano, a fim de permitir maior comodidade aos pais na compra de material escolar.

O Banco de Horas, que era equivalente a 25 horas, volta a ser de 40 horas. Ficou acordado, ainda, que nos feriados dos dias 7 e 21 de abril, o Shopping CentroNorte abrirá às 10 horas – e não mais às 13 horas, como anteriormente.

Na área de abrangência do Sivana, o comércio varejista soma mais de 1,7 mil estabelecimentos, que geram hoje cerca de 7,3 mil empregos.

A íntegra da CCT 2017/2018 pode ser conferida no site do Sivana, no link:  http://www.sivana.com.br/convencoes/.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber