MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Moradores de bairro na zona norte de Apucarana alertam para epidemia de escorpiões

A proliferação de escorpiões está preocupando moradores  do Jardim Araucária, na zona norte de Apucarana. Nesta segunda-feira (18) pessoas que residem no bairro usaram as redes sociais para pedir providências em relação ao grande número de escorpiões enco

Da Redação

·
Califórnia realiza mutirão de limpeza para combater mosquito e escorpião- Foto: Pixabay/imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Reprodução
Califórnia realiza mutirão de limpeza para combater mosquito e escorpião- Foto: Pixabay/imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.09.2017, 11:46:00 Editado em 19.09.2017, 07:59:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A proliferação de escorpiões está preocupando moradores  do Jardim Araucária, na zona norte de Apucarana. Nesta segunda-feira (18) pessoas que residem no bairro usaram as redes sociais para pedir providências em relação ao grande número de escorpiões encontrados naquela região da cidade. Três pessoas já teriam sido picadas nos últimos dias por esse tipo de aracnídeo. 

continua após publicidade

Eles relataram que os escorpiões começaram a aparecer em maior número há algumas semanas, a partir da elevação da temperatura. O setor de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) adiantou que vai tomar providências urgentes em relação ao surgimento de escorpiões naquela área da cidade. 

O que mais preocupa é o aparecimento de escorpiões marrons (Tityus bahiensis). Este tipo é um dos mais perigosos, sua picada é extremamente dolorida e pode até causar consequências mais graves, como a morte. Existem várias espécies, mas apenas duas merecem mais atenção: o Tityus serrulatus (cauda amarela) e o Tityus bahiensis (cauda marrom). 

continua após publicidade

Os escorpiões, que medem de 6 a 8,5 centímetros, têm hábitos noturnos, escondendo-se durante o dia sob lascas de árvores, pedras, troncos podres, madeiras empilhadas e até no interior das casas. 

Não existe inseticida de comprovada eficiência para combater o escorpião e a providência mais adequada de momento seria evitar condições favoráveis para o seu habitat e proliferação. Por isso, a aplicação de inseticida em locais com maior concentração do aracnídeo só iria provocar o seu deslocamento para a vizinhança. 

Mortes de duas crianças no Paraná
Uma menina de 5 anos morreu na noite de sexta-feira (15), após ser picada por um escorpião amarelo ao brincar no tapete da sala de casa em Cianorte (noroeste do Paraná). A mãe também foi picada na mão ao tentar socorrer a criança, mas passa bem.

continua após publicidade

Um menino de quatro anos residente de Jussara (noroeste do Estado), que levou uma picada enquanto dormia, morreu  no final de agosto deste ano. O município registra epidemia do aracnídeo.

Alerta
O aumento nos últimos dias dos casos de pessoas picadas por escorpiões deixou as autoridades estaduais da área de saúde pública em alerta. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), nos oito primeiros meses de 2017 foram registrados 800 casos de picadas por escorpiões no Paraná, a maioria crianças. 

As regionais de saúde de Maringá (168), no norte do Paraná, Paranavaí (107), no noroeste do Estado, e Ponta Grossa (90), na região dos Campos Gerais, foram as que mais registraram casos desa natureza.

continua após publicidade

Calor favorece procriação
Com a elevação da temperatura, a presença de animais peçonhentos, como os escorpiões, aumenta dentro das residências. Isso porque quanto mais quente, maior é a quantidade de insetos nas casas, que são os alimentos desses animais. 

O aracnídeo é normalmente encontrado embaixo de telhas, nos entulhos de quintal, dentro de tijolos, de madeiras e restos de construção. Também se escondem dentro de fossas e caixas de gorduras sujas. Eles entram nas casas através de frestas, por baixo da porta e pelo pano de limpeza que fica jogado no chão depois de usado, porque é seguro, úmido e escuro.  

continua após publicidade

Ele pode subir pelo ralo, porque consegue se locomover pelas paredes, e também pelas janelas abertas. A Divisão de Zoonoses e Intoxicações da Sesa adverte que a picada do escorpião é muito perigosa e que é preciso ter um atendimento rápido e eficaz quando isso acontece.

Aumento no Brasil
A população de escorpiões no Brasil aumentará em até 70% nos próximos dois anos, se não houver uma mobilização popular para evitar o acumulo de lixo e entulho.

Para evitar a proliferação do escorpião é preciso combater também os animais que servem de alimentos. O setor de Vigilância Sanitária da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, é importante que a população tome medidas preventivas para evitar o aparecimento de escorpiões.

Baratas
A principal fonte de alimentação do escorpião é a barata. Assim, de modo natural, a eliminação de baratas gera a diminuição de escorpiões. Para isso, uma das formas é fazer a limpeza constante nos quintais e manter ralos tampados – evitando que elas entrem dentro de casa e atraiam escorpiões.

Veja abaixo vídeo de ataque do escorpião mais venenoso do mundo

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Moradores de bairro na zona norte de Apucarana alertam para epidemia de escorpiões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!