MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Deficientes físicos são beneficiados com cadeiras de rodas em Apucarana

Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) realizou hoje (12) a entrega de mais um lote de cadeiras de rodas e de banho para pessoas com necessidade especiais de Apucarana e da região. Os pacientes foram beneficiados através do programa fed

Da Redação

·
Pacientes foram beneficiados com cadeiras de rodas. Foto: Assessoria
Icone Camera Foto por Reprodução
Pacientes foram beneficiados com cadeiras de rodas. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2017, 16:40:00 Editado em 13.09.2017, 06:54:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) realizou hoje (12) a entrega de mais um lote de cadeiras de rodas e de banho para pessoas com necessidade especiais de Apucarana e da região. Os pacientes foram beneficiados através do programa federal “Viver sem Limites”.

continua após publicidade

Segundo o presidente da Adefiap, Paulo Antônio da Silva, a entidade está inscrita no programa Viver sem Limites desde 2013, período em que já recebeu cerca de 100 cadeiras de rodas motorizadas, e um número bem superior de cadeiras de rodas monobloco (mais reforçadas), de cadeiras de rodas convencionais e cadeiras de banho. Os equipamentos atendem pacientes de Apucarana e dos demais municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde.

Hoje foram entregues três cadeiras de rodas motorizadas, uma para Apucarana e duas para Borrazópolis, além de quatro cadeiras de banho e quatro cadeiras de rodas monobloco. “Essa cadeira é tudo na minha vida. Não tinha como sair de casa porque onde moro tem muito subida e era difícil para meu pai me empurrar na cadeira de rodas normal. Nem acredito que posso ir à igreja, a feira e a outros lugares sozinho”, afirma Alex Pereira da Silva, 36 anos, de Borrazópolis, após receber a cadeira de roda motorizada.

continua após publicidade

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, destacou o impacto social do programa “Viver Sem Limites”. “A atual administração vem dispensando uma atenção especial nesta área, tanto que o prefeito Beto Preto e a equipe da Autarquia Municipal de Saúde inseriram o atendimento às pessoas com necessidades especiais como plano de governo dentro do Programa Municipal de Saúde 2018-2021”, observou Kaneta.

Criado em 2011, o “Viver sem Limites” integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa fomentar programas e outras ações no sentido de garantir autonomia, liberdade e independência deficientes físicos brasileiros. Cada cadeira motorizada custa em torno R$5 mil, e a verba é liberada pelo Governo Federal via Fundo Municipal da Saúde. Na parceria, a Adefiap, entidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo cadastro dos interessados, solicitação, compra e repasse da cadeira. A Autarquia de Saúde atua no trâmite burocrático, avaliação e análise da necessidade, e intermediação para liberação dos recursos federais.

Além de Apucarana, a Adefiap possui pacientes em 16 outras cidades do Vale do Ivaí. São aproximadamente 1,5 mil associados, a maioria carente financeiramente. As cadeiras entregues hoje beneficiaram as cidades de Apucarana, Borrazópolis e Califórnia. “Ainda neste ano vamos repassar mais equipamentos aos pacientes através do Viver sem Limites”, adianta o presidente da Adefiap, Paulo da Silva.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Deficientes físicos são beneficiados com cadeiras de rodas em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!