Apucarana

AMS e APAE zeram fila de aparelhos auditivos na região

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia AMS e APAE zeram fila de aparelhos auditivos na região
AMS e APAE zeram fila de aparelhos auditivos na região

A fila de espera para a implantação de aparelhos auditivos está zerada em Apucarana e nos 17 municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir).  Esse importante avanço na área da saúde foi anunciado hoje pelo diretor da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), Roberto Kaneta, quando foi fechado o agendamento dos últimos pacientes que aguardavam pelo equipamento em Apucarana, Arapongas e várias cidades do Vale do Ivaí.

continua após publicidade

Em novembro do ano passado, apenas 90 dias após firmar um convênio com Centro de Audiometria e Diagnóstico Integrado (CADI), que funciona na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Apucarana (APAE), a AMS conseguiu zerar a fila de espera para a implantação de aparelhos auditivos entre cerca de 200 pessoas de Apucarana que aguardavam há dois pelo equipamento. Na ocasião, o prefeito de Apucarana e então presidente do Cisvir, Beto Preto, solicitou a abertura da agenda para pacientes de outros municípios. “Sabíamos que muitas pessoas de outros municípios também precisavam ser atendidas pelo CADI e isto foi feito através do Cisvir”, informa Beto Preto.

Os recursos para esse procedimento vão proveniente dos governos federal e estadual, além da contra partida do município de Apucarana. “Paralelamente a demanda de novos casos de Apucarana, em janeiro ampliamos o atendimento que já beneficiou cerca de 70 pacientes que estavam na fila de espera para aparelho auditivo em outros municípios da área de abrangência do Cisvir”, comemora Beto Preto.

continua após publicidade

O convênio firmado entre a Autarquia Municipal de Saúde e o CADI disponibiliza 25 vagas para implantação de aparelho auditivo mensalmente. A parceria, que foi firmada em agosto de 2016, deixou de beneficiar somente os pacientes de Apucarana, passando a atender também a demanda demais municípios do Cisvir. Criado em 1996, o consórcio é responsável atualmente por uma clientela de 340 mil habitantes de 17 municípios.