MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Fila de espera para perícia no INSS ultrapassa 3 meses em Apucarana

De todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná, a de Apucarana é a que apresenta o segundo maior tempo de espera para uma perícia médica. Para passar pela avaliação, as pessoas precisam aguardar mais de três meses na fila. De

Da Redação

·
Tempo de espera para perícia médica é grande na agência de Apucarana. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Tempo de espera para perícia médica é grande na agência de Apucarana. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.09.2017, 13:21:00 Editado em 06.09.2017, 13:25:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

De todas as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Paraná, a de Apucarana é a que apresenta o segundo maior tempo de espera para uma perícia médica. Para passar pela avaliação, as pessoas precisam aguardar mais de três meses na fila. De acordo com a associação da categoria, a falta de médicos na unidade apucaranense é a principal causa para o extenso tempo de espera.

continua após publicidade

O agendamento para a realização da perícia médica é realizado através do site do INSS. Segundo a página da web, acessada na tarde de terça-feira (5), só é possível agendar uma perícia médica em Apucarana a partir do dia 8 de dezembro. Apenas no município de Realeza a espera é maior. Lá, a perícia só poderá ser feita no dia 1 de fevereiro de 2018.Delegado da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) para Apucarana e região, Cláudio Roberto Dias afirma que a demora é causada por dois fatores. 

“Tivemos, nos últimos tempos, um aumento nos pedidos de perícia médica. A situação econômica, com o número de desempregados aumentando, faz crescer o número de solicitações. Mas o fator que mais contribuiu foi a saída de dois peritos”.

continua após publicidade

De acordo com ele, apenas dois médicos realizam perícias na agência apucaranense. 

“Eram quatro, mas um pediu exoneração e outro foi transferido. Os médicos que continuam na unidade continuam realizando o trabalho normalmente, mas não conseguem, sozinhos, vencer a demanda”, diz.Cláudio afirma que este é um problema nacional. 

“Várias agências em todo o Brasil estão com o número de peritos abaixo do ideal. E não adianta simplesmente transferir médicos para Apucarana, porque cidadãos de outras cidades começariam a ‘migrar’ para cá, aumentando a demanda e mantendo o problema. O que a categoria espera ansiosamente é a abertura de um concurso”.

IVAIPORÃ
A agência de Ivaiporã do INSS também tem registrado um alto tempo de espera. Consultado na tarde de ontem, o site que realiza os agendamentos apontava que a unidade oferecia data para perícia apenas em 14 de novembro. No Paraná, a espera é maior apenas nas já citadas Apucarana, Realeza e em Santo Antônio do Sudoeste (29 de novembro).Já em Arapongas, uma perícia só pode ser marcada a partir do dia 16 de outubro. É o 15º maior tempo de espera no estado. Ao todo, existem 44 agências do INSS no Paraná, em 42 cidades.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Fila de espera para perícia no INSS ultrapassa 3 meses em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!