Apucarana

Animais de estimação de Apucarana ganham "carteira de identidade"

Da Redação ·
Empresário Adan Lenharo registrou o cão Lord White Jarenko Lenharo, da raça samoieda (Foto: Delair Garcia)
Empresário Adan Lenharo registrou o cão Lord White Jarenko Lenharo, da raça samoieda (Foto: Delair Garcia)

Os donos de animais de estimação de Apucarana já podem registrar em cartório os seus bichinhos. O serviço Identipet - Registro de Guarda de Animais Domésticos começou a ser ofertado na cidade pelo Cartório de Registros de Títulos e Documentos, que fica na Rua Renê Camargo de Azambuja, 570. O documento, que custa R$ 75, funciona como uma identidade do animal e ajuda na busca em caso de perda ou fuga.

continua após publicidade

A escrevente substituta Rosane Aparecida Zoneratto, de Apucarana, explica que os interessados devem preencher no cartório um documento com dados dos animais de estimação, que podem ser cães, gatos, pássaros ou qualquer outro bicho. Devem ser informados a espécie, raça, cor, sexo, idade, tamanho, data de nascimento, sinal característico e pelagem ou plumagem. É preciso também trazer uma foto do animal, além do RG, CPF e comprovante de residência dos donos.

O Registro de Guarda de Animais Domésticos é emitido em poucos dias, trazendo a foto do bichinho, o nome, as características e os nomes dos guardiões. “É um documento importante para a segurança dos animais de estimação, principalmente no caso de perda ou fuga, mas também em caso de maus-tratos e até divórcio dos donos”, assinala Rosane.

continua após publicidade

O empresário Adan Lenharo, que é um ativista da causa dos animais, foi o primeiro apucaranense a procurar pelo serviço no cartório. Ele buscou nesta quinta-feira (31) o registro do cão Lord White Jarenko Lenharo, de 5 anos, da raça samoieda. Nos próximos dias, ele também registrará a cachorra Morena Lenharo, uma vira-lata adotada pela família, e mais quatro cães e outros três gatos também retirados das ruas. “A cada registro, vamos doar um saco de ração para o Canil Municipal de Apucarana como forma de incentivo”, comenta Adan, que criou na cidade o projeto Station Dog, que instala casinhas para abrigar cães de rua em vários pontos da cidade.

“O registro é importante para garantir um mapeamento dos animais de estimação, ajudando no caso de perda, por exemplo. Outra vantagem é que, na ocorrência de maus-tratos, é possível identificar o dono”, assinala. 

Animais de estimação de Apucarana ganham "carteira de identidade" fonte: Reprodução
Morena Lenharo, uma vira-lata, também será registrada (Foto: Divulgação)