Apucarana

Programa da Prefeitura vai reformar 20 praças em Apucarana

Da Redação ·
Praça da Bíblia integra pacote das seis primeiras praças a serem revitalizadas | Foto: Sérgio Rodrigo
Praça da Bíblia integra pacote das seis primeiras praças a serem revitalizadas | Foto: Sérgio Rodrigo

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) está finalizando os projetos do primeiro lote de praças públicas que receberão investimentos, com revitalização e novos equipamentos. O programa, anunciado ontem pelo prefeito Beto Preto, em reunião no gabinete municipal, é denominado “Praça Viva” e prevê investimentos de cerca de R$ 500 mil até abril de 2018, quando devem ser concluídas melhorias em vinte espaços públicos no centro e em bairros.

continua após publicidade

“Nossa proposta é reurbanizar e valorizar estes espaços públicos, tornando-os mais atrativos e agradáveis para a convivência dos apucaranenses, seja nos bairros como também no centro”, informa o prefeito Beto Preto. Segundo ele já está definido um primeiro lote de seis praças, para dar início ao programa. 

“Nós vamos garantir um sistema de iluminação mais eficiente, melhorar o paisagismo, implantar rampas de acessibilidade, lixeiras e agregar novos equipamentos como parques infantis, academias ao ar livre e mesinhas e bancos para jogos”, adianta o prefeito. Ele acrescenta ainda que em algumas praças com maior número de frequentadores, a prefeitura quer implantar sinal de internet gratuito (wi-fi), mediante parcerias com a Copel e outras empresas. 

continua após publicidade

As arquitetas Carol Zanchin e Priscila Kempf, do Idepplan, revelam que nesta primeira etapa de revitalizações estão inclusas a Praça Demétrio Mazurok (ao lado do Sesc); praça Miguel Bailak (junto à Capela Mortuária Central); Praça da Bíblia (ao lado do Parque Biguaçu); Praça Vale Verde (no bairro que leva o mesmo nome); Praça Duque de Caxias (ao lado do colégio São José; e a praça da rotatória da UTFPR. Também pode entrar neste pacote a Praça Nova, que fica na Rua Pedro Menegazzo, região da “Igrejinha”.

Beto Preto diz que pretende levar melhorias, gradativamente, para cerca de 50 praças nos próximos anos, incluindo também núcleos e vilas mais distantes do centro. “Nosso objetivo é valorizar mais estes espaços públicos, tornando-os convidativos para todas as faixas etárias, desde as crianças até os idosos”, argumenta.

Equipes da prefeitura e empresas contratadas 
O programa será executado por equipes da prefeitura e também por empresas contratadas para plantio de grama, concretagem de passeios e instalação de equipamentos como postes e luminárias.Segundo o Iddeplan, ao todo, Apucarana tem 42 praças públicas nomeadas e formalizadas, sem contar áreas públicas que não foram urbanizadas e classificadas como tais. 

Da reunião em que foram definidos os primeiros projetos a serem executados também participaram o vice-prefeito Junior da Femac, e os secretários de Obras, Herivelto Morenoç Governo, Laércio de Morais e Assuntos Estratégicos, Otoniel Gonçalves.