Mais lidas
Apucarana

Promatur divulga programação da Semana da Pátria

.

Programação alusiva à Semana da Pátria foi divulgada nesta terça-feira. Foto: Assessoria
Programação alusiva à Semana da Pátria foi divulgada nesta terça-feira. Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana (Promatur) divulgou nesta terça-feira (29/08) a programação alusiva à Semana da Pátria. A abertura oficial acontecerá nesta sexta-feira ( 1º de setembro), com a chegada do fogo simbólico, e o encerramento ocorre no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile na área central da cidade.

Diariamente, no Platô da Praça Rui Barbosa, haverá o hasteamento e o arriamento das bandeiras, respectivamente, às 8 horas e 17 horas. Já o desfile nos distritos será neste domingo, dia 3 de setembro: às 8 horas, no Distrito de Correia de Freitas; às 9 horas, no Distrito de Vila Reis; às 10 horas, no Distrito de Pirapó; e às 11 horas, no Distrito de Caixa de São Pedro.

De acordo com a professora Maria Agar, secretária titular da Promatur, o desfile nos distritos contará com a participação do Exército (30º BiMec), Banda Municipal Maestro João Florindo, Centro da Juventude, fanfarra do Colégio Estadual Padre José Canale e de estudantes de escolas localizadas nestas comunidades.
Também faz parte da programação o desfile promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Apucarana. 

“É uma atividade que já é realizada anualmente pela Apae e que pelo segundo ano foi incluída na programação oficial da Semana da Pátria”, pontua Orisvaldo César, diretor artístico e de projetos da Promatur. O desfile de inclusão da Apae será no dia 6 de setembro, às 8h30, na Avenida Aviação, percorrendo percurso entre o Núcleo Habitacional Castelo Branco e o Jardim Aeroporto.

Já no dia 7 de setembro, feriado em comemoração à Independência do Brasil, ocorre o desfile principal na Avenida Curitiba e que contará com a participação de 52 entidades. A concentração será na Avenida Curitiba, na altura da Rua Clóvis da Fonseca, enquanto a dispersão acontecerá na Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo).

O desfile iniciará às 9 horas, a partir da altura da Rua Galdino Gluck Junior (caixa d´água),  de onde seguirá em direção à Praça Rui Barbosa, e será aberto pelo Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Banda Municipal. Na sequência, virão  grupos de idosos, escoteiros, desbravadores, karatê e demais participantes, formados em sua maioria por escolas das redes pública e privada.
Orisvaldo César ressalta que a Promatur também está divulgando um mapa com a sequência das apresentações e o arruamento da área central. “O roteiro relaciona todas as instituições que participarão do evento, bem como a disposição em que elas ficarão durante o desfile. Estamos divulgando com antecedência para que cada instituição saiba em que local vai ficar”, reforça.

A Semana da Pátria é uma realização da Secretaria Municipal da Promoção Artística Cultural e Turística (Promatur), em parceria com a Autarquia Municipal de Educação, Centro da Juventude e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. 

Mais informações no telefone 3423-2944.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber