Mais lidas
Apucarana

Hospitais são beneficiados por doações de alimentos do “Fome Zero”

.

Hospitais são beneficiados por doações de alimentos do “Fome Zero” - IMAGEM ILUSTRATIVA - GOOGLE
Hospitais são beneficiados por doações de alimentos do “Fome Zero” - IMAGEM ILUSTRATIVA - GOOGLE

Desde março deste ano, frutas, verduras e legumes frescos vindos direto do produtor-rural chegam semanalmente na cozinha do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil através do programa Fome Zero. Além de reduzir os gastos de custeio com alimentação nas instituições de caráter filantrópico, o programa garante o direito à alimentação saudável e fomenta a economia para pequenos produtores agrícolas.  

Segundo o coordenador de gestão de custos do Hospital da Providência, David Brito isso tem resultado em economia para os Hospitais que mensalmente servem cerca de 33 mil refeições. “O Fome Zero tem refletido redução do nosso desembolso financeiro. Em cinco meses temos um impacto econômico de cerca de R$20 mil”, pontua.

Segundo Alexsandro Ribeiro de Souza, presidente do Consea – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional que coordena o Fome Zero, a entrega dos alimentos foi organizada de forma que produtos cheguem sempre frescos na cozinha das entidades definidas pela Secretaria de Assistência Social. “As entregas são semanais e, exclusivamente o Hospital que apresenta algumas exigências, são permitidas até duas entregas na semana. Uma com maiores quantidades [de produtos] e outra entrega dos produtores direto no Hospital. Isso é uma garantia de alimento fresco, porque o produtor colheu e pode vir entregar para o Hospital com segurança e agilidade”, aponta. 

Os alimentos são preparados pela Emater e direcionados ao Hospital, entre eles: abóbora, abacate, alface, chuchu, inhame, limão, mandioca, maracujá, milho, quiabo, etc.

Para Brito, essa participação no Fome Zero, além da economia, reflete em variedade e é um verdadeiro prato cheio para a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital da Providência e Hospital Materno Infantil que sempre utiliza criatividade para elaborar o cardápio.  “O benefício vai diretamente para nosso paciente, principalmente para pacientes do SUS que são  a maior parte dos nossos atendimentos. Houve sempre uma criatividade muito grande por parte das nossas nutricionistas e toda equipe da cozinha e com o apoio do Fome Zero nossos pacientes tem a oportunidade ainda maior de experimentar um prato diferente, em ambiente fora de casa, onde ele precisa de um conjunto de fatores para se restabelecer”, ressalta.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber