Apucarana

Lagoão recebe 787 jovens para disputar 2º Festival de Atletismo

Da Redação ·
Festival de Atletismo reuniu cerca de 800 participantes - Foto: Divulgação
Festival de Atletismo reuniu cerca de 800 participantes - Foto: Divulgação

O Ginásio Esportivo José Antonio Basso (Lagoão) foi palco, no fim de semana, da segunda edição do Festival de Atletismo, que reuniu cerca de 800 atletas de quatro municípios da região, disputando provas de diferentes modalidades, de acordo com a faixa etária.

continua após publicidade

“Calculamos que mil pessoas, entre pais, atletas e professores estejam hoje aqui”, disse a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro. “Deste total, 750 são da Rede Municipal de Ensino de Apucarana. É uma grande alegria vermos a adesão subir em relação ao ano passado. Cada vez mais, Apucarana se torna referência em atletismo para todo o Estado do Paraná”, afirmou.

Um dos presentes no Festival para acompanhar e torcer pela filha, Dirceu Freitas chegou cedo ao Lagoão. “A Maria Luísa vai competir nas corridas de 80 metros e 400 metros. Ela tem 11 anos e estuda na Escola Municipal Durval Pinto. Acho muito importante a prática de atletismo na escola”.

continua após publicidade
Lagoão recebe 787 jovens para disputar 2º Festival de Atletismo fonte: Reprodução

Festival de Atletismo reuniu cerca de 800 participantes - Foto: Divulgação

O professor Grilo, responsável pelo programa de atletismo, afirma que um dos maiores estímulos à prática de corrida é o ídolo Usain Bolt. “As crianças sonham em ser um Bolt de Apucarana, por isso o entusiasmo deles com as provas de velocidade é o maior entre as práticas esportivas que oferecemos. Cerca de 75% dos atletas presentes estão inscritos nas provas de velocidade”, conta.

Lagoão recebe 787 jovens para disputar 2º Festival de Atletismo fonte: Reprodução

Prefeito Beto Preto prestigiou o evento - Foto: Divulgação

continua após publicidade

O atleta Pedro Henrique Machado de Oliveira, da Escola Augusto Weyand, vencedor das provas de 60 e 250 metros, posou para fotos ao final da competição na mesma posição em que o ídolo Bolt se consagrou.

A secretária municipal de Educação, Marli Fernandes, veio ver de perto as provas, acompanhada da superintendente geral de Educação de Apucarana Cibele Barneze. “A prática esportiva pode e de fato ajuda no processo de aprendizagem”, afirma Cibele, “além de proporcionar disciplina e ser muito saudável. A parceria entre as duas secretarias municipais só traz benefícios aos estudantes de nossa cidade”.

Para a secretária Marli Fernandes, “a política pública do prefeito Beto Preto de fomentar a base e formar atletas leva nossos estudantes para o caminho do esporte, que é um caminho do bem. É nessa fase que se inicia o gosto pelo esporte, e os resultados de iniciativas como essa vão transformar a vida dessas crianças”.

Em meio à algazarra de crianças felizes, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, prestigiou a cerimônia de premiação dos primeiros colocados de cada prova. “Apucarana é hoje uma referência estadual e nacional na prática de atividade esportiva nas escolas. Essa edição do Festival de Atletismo é uma prova de que o esporte-mãe de todos os esportes tem um lugar de destaque em nossa cidade”, disse o prefeito.