Apucarana

Deputado do PHS se diz contra "distritão e fundão"

Da Redação ·
O deputado federal Diego Garcia (PHS) esteve na sexta-feira (25) em Arapongas e Apucarana. Foto: Maicon Sales
O deputado federal Diego Garcia (PHS) esteve na sexta-feira (25) em Arapongas e Apucarana. Foto: Maicon Sales

O deputado federal Diego Garcia (PHS) esteve na sexta-feira (25) em Arapongas e Apucarana, onde fez uma visita à redação da Tribuna, acompanhado do vereador araponguense Aroldo Pagan (PHS), presidente do partido naquele município. Garcia cumpriu agenda política na região.

continua após publicidade

O parlamentar, que foi eleito com mais de 61 mil votos em 2014 pela região de Jacarezinho e Andirá, com apoio da Renovação Carismática Católica, afirmou ser contra o sistema eleitoral distritão e o fundo de campanha como vem sendo proposto na Câmara. 

Segundo ele, o distritão favorece a reeleição daqueles que já têm mandato, enquanto o fundo de campanha vai onerar os cofres públicos de um País que já está numa situação econômica ruim.Para Diego Garcia, o distritão não impede, mas dificulta a eleição de candidatos novos que saem de bases eleitorais de pequenos municípios. No seu entender, permanecendo o sistema eleitoral como está ou sistema distrital misto, é possível que haja uma renovação de 60% a 70% na Câmara Federal.

continua após publicidade

Quanto ao fundo de campanha, ele assegura que, apesar de a comissão de deputados já ter retirado os 0,5% da corrente líquida do orçamento da União, isso ainda não vai alterar nada. Pelo contrário, o valor destinado às campanhas eleitorais pode até aumentar de acordo com o desempenho da receita da União até 2018, porque é a Comissão Mista do Orçamento que vai definir o montante. Na sua opinião, os candidatos podem muito bem utilizar o já existente fundo partidário, que destina R$ 900 milhões por ano aos partidos. Na sua opinião, os partidos e os candidatos também precisam se adequar à modernidade. “Hoje é possível se fazer campanha pelas redes sociais com resultados positivos”, diz.