Apucarana

Saúde faz mutirão de vacinação contra HPV em universidade e escolas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Saúde faz mutirão de vacinação contra HPV em universidade e escolas
Saúde faz mutirão de vacinação contra HPV em universidade e escolas

Em uma ação de busca ativa para aumentar a cobertura da vacina contra o HPV, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) realizou um mutirão de vacinação no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Apucarana. Mais de 100 estudantes se imunizaram em uma adesão que superou a expectativa da equipe da saúde, que planeja repetir a iniciativa no local já na próxima semana. A estratégia de levar a vacina até o público também foi adotada em outros pontos da cidade, com sucesso.

continua após publicidade

A ação desenvolvida em parceria com o setor de enfermagem da UTFPR organizou, simultaneamente, a distribuição de senha e da carteirinha de vacinação onde constam as datas das duas próximas doses para complementar o esquema de. 

“A ampliação da vacina para 15 a 26 anos atingiu a faixa etária dos estudantes da universidade e buscamos a parceria com a UBS Oreste Marquito para facilitar o acesso deles a essa importante prevenção”, informa a técnica de enfermagem da UTFPR, Michele Pavan.Para o aluno do curso de engenharia civil, Victor Sinoti, 22 anos, de Marília, no estado de São Paulo, a oferta da vacina dentro do campus foi decisiva para que ele aderisse à campanha. 

continua após publicidade

“Temos aula o dia todo e fica difícil conciliar o horário para ir ao posto de saúde. Eu e meus colegas achamos importante essa proteção e receber a vacina aqui facilitou muito para gente”, observa.Destinada regularmente ao grupo prioritário meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos, a vacina contra HPV foi ampliada na semana passada. A medida do Ministério da Saúde visou evitar o desperdício das doses que estão com curto prazo de validade.As UBS de Apucarana estão disponibilizando a vacina para nova faixa etária desde a última segunda-feira (21). Ao mesmo tempo, equipes da saúde estão realizando ações de busca ativa. 

“Durante esta semana, a UBS Maria do Café levou a vacina para o Colégio Estadual José Canale, onde foram vacinados cerca de 50 alunos dentro da faixa etária de 15 a 26 anos. A UBS Takaiti Myadi, por sua vez, esteve na Escola Municipal Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira, onde o público alvo foi de 9 a 14 anos”, informa coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva. Mais 50 estudantes foram vacinadas.Esse público alvo em Apucarana é de 13.779 pessoas que, acompanhando a tendência nacional, tem registrado uma baixa adesão a vacina.

O esquema vacinal para a nova faixa etária é de três doses: zero, dois e seis meses. O Ministério da Saúde reforça que a vacina HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais 98% das verrugas genitais.