Mais lidas
Apucarana

Alunos aprendem noções de primeiros socorro em Apucarana

.

Alunos do Platão aprendem técnicas de primeiros socorros. Foto: Maicon Sales
Alunos do Platão aprendem técnicas de primeiros socorros. Foto: Maicon Sales

Alunos do nono ano do Colégio Platão, de Apucarana, participaram de uma aula prática abordando as técnicas de primeiros socorros. Os alunos foram orientados pela professora de Biologia, Elisângela Vieira Hott, que explicou como o socorro deve ser prestado em uma situação em que a vítima não tem condições de cuidar de si própria, recebendo o primeiro atendimento no local e logo contatando um serviço especializado, como o do Samu. 

A atividade, realizada em uma sala ampla do colégio, reuniu 60 alunos, que se dividiram em duplas e receberam as orientações. Os jovens repetiram os movimentos propostos pela professora, como respiração boca a boca e massagem cardíaca, em um boneco inflável que simula a cabeça e o tórax humano. 

“O principal objetivo é ensinar a ressuscitação cardiopulmonar. É importante eles saberem lidar com situações inesperadas em que podem salvar vidas e passar essas informações para outras pessoas”, ressalta Elisângela. A professora conta que em 2009 participou do curso, que faz parte de um projeto do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e do Ministério da Saúde. Desde então, sempre que consegue ela ministra o curso para os alunos do colégio. 

“É possível comprar o kit que vem com a boneca e aprender sozinho também, já que vem um kit com as instruções”. A estudante Giovana Colombo, 14 anos, participou da aula e elogiou a inciativa do colégio. 

“É interessante a gente saber lidar com essas situações e ter uma noção de como ajudar. Todo mundo deveria aprender”. O colega de classe de Giovana, o estudante Eduardo Santos da Silva, 15, também gostou da aula prática. “Eu achei muito bom porque quando estiver em uma situação de risco vou estar preparado para ajudar”. 

Alunos do Platão durante instrução. Foto: Maicon Sales


 
 
 





×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber