Mais lidas
Apucarana

Orquestra Filarmônica se apresenta em Apucarana

.

3º Festival de Música Mensagem encerra inscrições na segunda-feira -imagem ilustrativa
3º Festival de Música Mensagem encerra inscrições na segunda-feira -imagem ilustrativa

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes recebe na segunda-feira (28), a partir das 20h30, o espetáculo da Orquestra Filarmônica do UniCesumar. Maria Agar, secretária municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística de Apucarana, destaca a apresentação da Orquestra. 

“A Orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Orquestra, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. Consta na história da filarmônica centenas de apresentações realizadas não só no estado do Paraná, mas também em outros do país”, destaca a secretária da Promatur.

História da Orquestra Filarmônica do UniCesumar
A Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003 pelo Reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira. Mantida pelo UniCesumar – Centro Universitário Cesumar de Maringá/PR, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e, sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão do UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta hoje com 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa e de produção do DCA – Departamento de Cultura e Artes do UniCesumar. Sua história também porta títulos de méritos oriundos dos relevantes serviços prestados à comunidade, entregues pelo poder legislativo municipal e estadual. Tem como missão levar a música ao alcance de todos.

Gravou vários CDs E DVDs
A Filarmônica já gravou vários CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá e alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC, um deles, a gravação dos “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba-PR, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”. Cita-se ainda o cantor popular brasileiro Lenine, acompanhado pela Filarmônica em obras de sua vasta autoria.


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber