Apucarana

Cobertura da vacina contra HPV é ampliada

Da Redação ·
Cobertura da vacina contra HPV é ampliada
Cobertura da vacina contra HPV é ampliada

A partir da próxima segunda-feira (21) a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) passa a ser oferecida para uma faixa etária maior nas Unidades Básicas de Saúde de Apucarana. “Seguindo orientação do Ministério da Saúde, através de nota informativa publicada ontem (17), a imunização gratuita foi ampliada temporariamente para homens e mulheres de 15 a 26 anos. Nossas unidades de saúde começam a seguir essa orientação já na próxima segunda-feira”, informa o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta.

continua após publicidade

A campanha nacional de vacinação contra o HPV tem como grupos prioritários meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 A 14 anos, e ainda homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com o HIV/Aids. “Em caráter excepcional, devido a estoques disponíveis das doses nos serviços de vacinação, foi definida a ampliação temporária da faixa etária, evitando assim que o período de validade da medicação vença e aconteça um desperdício de recursos públicos”, diz a nota do Ministério Público.

Ainda de acordo com o documento do MS, apesar de todos os esforços, por meio de campanhas de divulgação na mídia e distribuição de materiais educativos sobre a importância da vacina do HPV, a cobertura vacinal continua muito abaixo da meta de 80%. “A vacinação na adolescência tem uma série de dificuldades, como a resistência desse grupo etário de buscar uma unidade de saúde, especialmente para se vacinar e o baixo conhecimento sobre a importância da vacinação”, consta na nota informativa.
O esquema vacinal para a nova faixa etária é de três doses: zero, dois e seis meses.

continua após publicidade

 O Ministério da Saúde reforça que a vacina HPV é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento de câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais 98% das verrugas genitais.