Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Psicotécnico’ tem reprovação de 50% dos testes em Apucarana

Loading...

AVALIAÇÃO

Psicotécnico’ tem reprovação de 50% dos testes em Apucarana

Em Arapongas, o exame prático é o que mais reprova. Foto: Delair Garcia

Cerca de metade das avaliações psicológicas realizadas neste ano para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) resultaram em reprovações em Apucarana. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Já em Arapongas, o exame prático é o que mais reprova. De cada cinco candidatos que fazem o teste, dois não conseguem passar.

É importante destacar que os dados são de número de exames realizados, e não de pessoas. Um candidato pode ter feito um mesmo exame mais de uma vez no período em questão.Entre janeiro e julho deste ano, 2.037 avaliações psicológicas foram realizadas em Apucarana, para dar sequência ao processo de obtenção de habilitação para dirigir. Destas, 1.037 foram aprovadas e 1 mil foram reprovadas, com 56 ausências. Com isso, 50,5% não puderam seguir com os trâmites para conquistarem a documentação.

Depois de provar ser apto fisicamente para dirigir, a avaliação psicológica é a primeira etapa do processo de habilitação. Logo após abertura do processo de obtenção de CNH, a avaliação psicológica pode ser agendada em uma das unidades credenciados do Detran. São duas etapas. A primeira é a entrevista psicológica, que tem duração de até 30 minutos. Nela, o psicólogo coleta dados contextuais sobre o candidato, além de observar os comportamentos que podem ser reproduzidos na direção. Já a etapa de aplicação de testes leva aproximadamente uma hora e meia. 

Os dois atendimentos acontecem no mesmo dia e geram apenas um resultado: apto, inapto ou inapto temporário.Para obter informações sobre seu processo avaliativo, o candidato tem direito a uma entrevista devolutiva gratuita. Nesse procedimento o psicólogo apresenta de forma clara e objetiva os resultados dos exames e o candidato é orientado para que possa ter um melhor desempenho em seu processo de avaliação. Ela pode ser agendada através do site do Detran ou na própria clínica que realizou a avaliação.Se o candidato quiser, ele tem ainda o direito de requerer no prazo de trinta dias, contados a partir da data do conhecimento do resultado no sistema de habilitação, à instauração de uma Junta Psicológica ao Detran/PR. 

A Junta Psicológica é constituída por três psicólogos da autarquia e realiza um novo exame de avaliação psicológica com o candidato, sem pagamento de taxa.O exame prático, última etapa da para obter a carteira de habilitação, é o segundo que mais reprovou na cidade. Cerca de 42,1% das avaliações foram negativas. Ao todo, 980 exames tiveram reprovação ou não comparecimento ao teste. Já no exame teórico, o número de reprovações ou ausências foi de 707, ou 36,2% do total. O índice de inaptidão física é baixo: apenas 5,3%.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias