MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana fecha ciclo anual da dengue com apenas 2 casos

Apucarana fechou o último ciclo anual da dengue, avaliado sempre entre os meses de agosto e julho no ano seguinte, com apenas dois casos confirmados da doença. Um deles foi autóctone (quando a doença é contraída dentro do município), e o outro importado.O

Da Redação

·
AMS orienta a população manter os cuidados preventivos contra a dengue (Foto – Edson Denobi)
Icone Camera Foto por Reprodução
AMS orienta a população manter os cuidados preventivos contra a dengue (Foto – Edson Denobi)
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2017, 08:44:00 Editado em 18.08.2017, 08:40:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana fechou o último ciclo anual da dengue, avaliado sempre entre os meses de agosto e julho no ano seguinte, com apenas dois casos confirmados da doença. Um deles foi autóctone (quando a doença é contraída dentro do município), e o outro importado.

continua após publicidade

O número é comemorado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS), especialmente se comparado a estatística do período anterior, 2015/2016, quando foram registrados 107 casos da dengue no município.

A direção da AMS observa que os dois casos positivos da dengue foram identificados entre 261 notificações registradas entre agosto de 2016 e julho de 2017, as quais correspondem ao número de pessoas com suspeitas da doença com exames encaminhados para análise no Laboratório Central do Paraná, em Curitiba.

continua após publicidade

A AMS atribui o resultado às ações desenvolvidas pelas equipes de saúde do município. "O trabalho dos 60 agentes de endemias ganhou reforço de cerca de 200 Agentes Comunitários de Saúde”, ressalta o superintendente em saúde da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro.

Para ele, a atuação conjunta desses dois grupos foi essencial para o controle da doença, mas também considera altamente significativa a ajuda da população. “Cada vez mais, os apucaranenses têm feito sua parte deixando o quintal livre de recipientes onde o mosquito pode depositar suas larvas”, afirma.

O prefeito Beto Preto conclama a população a manter os cuidados básicos para evitar os casos dengue no município. “Pelos resultados que acabamos de obter, o trabalho da saúde pública com a ajuda essencial dos apucaranenses deu muito certo no último ano. Vamos fortalecer essa parceria ainda mais”, enfatiza Beto Preto, lembrando que em breve se inicia o ciclo mais favorável, com calor e chuva, a proliferação do mosquito da dengue.

O ciclo estatístico dos casos de dengue é avaliado sempre dentro do período anual de agosto a julho. Em 2014/2015 Apucarana registrou 183 casos confirmados da doença; de 2015/2016 foram 107 casos; e agora, entre agosto de 2016/2017, apenas 2.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana fecha ciclo anual da dengue com apenas 2 casos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!