Apucarana

Vacina contra gripe será liberada para população em geral a partir desta quarta-feira

Da Redação ·
Vacina contra gripe é liberadapara população em geral.  Foto: imagem ilustrativa-arquivo TN
Vacina contra gripe é liberadapara população em geral. Foto: imagem ilustrativa-arquivo TN

A partir desta quarta-feira (16) a vacina contra a gripe estará disponível para população em geral de Apucarana. A decisão do diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, segue orientação divulgada na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

continua após publicidade

“Comunicamos que os municípios que já atingiram a cobertura vacinal da influenza para grupos prioritários poderão vacinar a população em geral com o saldo desta vacina”, diz o comunicado da SESA enviado a todas Regionais de Saúde do Estado no último dia 11. O documento informa também que o Centro de Medicamentos do Paraná ainda tem estoque da vacina que pode ser solicitada em caso de necessidade.

“A partir de amanhã pessoa de qualquer faixa etária pode procurar nossos postos de saúde para recebe a vacina. No caso das crianças a imunização só é feita a partir dos 6 meses.”, reforça Roberto Kaneta, lembrando que há mais de um mês Apucarana já havia imunizado 90,53% dos grupos prioritários. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

continua após publicidade

Balanço divulgado hoje (15) pela AMS mostra que Apucarana atingiu 90,73 da meta de vacinar 37.492 pessoas. O índice entre crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias está em 77,97%; gestantes, 74,87%; idosos, 97,89%; puérperas, 92,79%; e trabalhadores da saúde, 94,30%. A vacina contra a gripe está disponível, entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina.