Apucarana

Após quatro anos, médico Hélio Kissina deixa Autarquia de Saúde

.

Médico Hélio Kissina anunciou ontem seu desligamento da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana - Foto: Profeta
Médico Hélio Kissina anunciou ontem seu desligamento da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana - Foto: Profeta

O médico Hélio Kissina anunciou ontem seu desligamento da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, para se dedicar à sua clínica especializada na área de urologia e ao atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Foram cerca de quatro anos como secretário municipal de Saúde, no período de janeiro de 2013 a fevereiro de 2014; e como superintendente geral de Ações de Saúde, de setembro de 2014 a julho de 2017.

Nos últimos meses, Kissina também acumulou outras funções como a coordenação geral do Samu (de outubro de 2016 até agora) e atuou ainda como coordenador da Comissão de Residência Médica. Um dos trabalhos de maior importância exercida, nesta sua passagem pela saúde pública, foi o fortalecimento das relações da Autarquia Municipal de Saúde com o Hospital da Providência, que sempre priorizou o atendimento via SUS.Para o prefeito Beto Preto (PSD), Hélio Kissina exerceu um importante papel nas recentes conquistas da saúde pública de Apucarana. 

“O reforço financeiro ao Hospital da Providência, num período de muita dificuldade, atingindo agora cerca de R$ 3 milhões/mês, teve a efetiva participação de Kissina, que também contribuiu muito para a consolidação das residências médica e multiprofissional em Apucarana”, avalia Beto Preto.

O médico urologista teve presença em outras conquistas para Apucarana, ao lado de Roberto Kaneta, tais como o Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, e os mutirões de cirurgias eletivas nas áreas de oftalmologia, cirurgia vascular, cirurgia geral, ginecologia, urologia, cirurgia pediátrica e otorrinolaringologia. 

Para o prefeito, o médico Hélio Kissina fará muita falta na direção da saúde pública de Apucarana, atuando ao lado do secretário Roberto Kaneta e da cúpula diretiva da autarquia. “Muito respeitado no seu meio profissional e com um perfil conciliador, Kissina atuou nos últimos anos como nosso interlocutor junto à classe médica local e regional, bem como com os prestadores de serviços ao SUS, tais como laboratórios e clínicas de imagens”, destaca ele, manifestando seu agradecimento pelos relevantes serviços prestados a Apucarana.

Vida profissional
“A partir de agora pretendo me dedicar mais à minha vida profissional, principalmente ao meu consultório e aos serviços do SUS”, informa Kissina. Contudo, ele faz questão de ressaltar que seguirá ao lado do grupo político do prefeito Beto Preto e que, na medida do possível, pretende continuar colaborando na área de saúde pública.

Profissional é da área de urologiaHélio Kissina é natural do Município de Rio Bom. Ele concluiu sua graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois fez especialização em cirurgia geral no Hospital da Universidade Estadual de Londrina (UEL); e especialização em urologia no Centro Médico de Campinas-SP, para em seguida se estabelecer profissionalmente em Apucarana. 

Kissina já tem 26 anos de exercício da Medicina na região. Conforme lembra Beto Preto, o médico Hélio Kissina também ocupou a direção da Delegacia do Conselho Regional de Medicina (CRM) em Apucarana e, atualmente, integra o Conselho Administrativo da Unimed em Apucarana.