Apucarana

Secretaria de Fazenda orienta contadores sobre Imposto Territorial Rural

.

Reunião com contabilistas aconteceu nesta manhã. Foto:  Assessoria
Reunião com contabilistas aconteceu nesta manhã. Foto: Assessoria

Aconteceu na manhã desta terça-feira (08), no salão nobre da Prefeitura Municipal de Apucarana, uma reunião com contabilistas para discussão sobre o Imposto Territorial Rural (ITR).

Segundo o secretário municipal de Fazenda, Marcelo Machado, o objetivo é aproximar a administração municipal desses profissionais, e orienta-los quanto às informações declaradas sobre as propriedades rurais, e o confronto de dados feito pela Receita Federal.

Marcelo Machado explica que o ITR é um imposto semelhante ao IPTU, porém, ele é cobrado dos produtores rurais. “O valor é calculado sobre a terra nua, retirando as benfeitorias feitas na propriedade, e ainda existe o índice de produtividade, em que são beneficiados os produtores mais eficientes. Todos os cálculos são feitos a partir de tabelas. Enfim, é preciso ser produtivo e ao mesmo tempo expor todas as benfeitorias na propriedade para que haja um imposto justo”.

Parte dos recursos arrecadados com o ITR fica com o governo federal e entra no Orçamento da União. Outra parte vai para as prefeituras dos municípios onde as terras se localizam.

O secretário ainda destaca a parceria da prefeitura com os contabilistas. “Essa classe de profissionais é muito importante e tem sido parceira da prefeitura em todos os setores, incluindo este setor da economia rural”, finalizou Machado.

O prazo de apuração e entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural, é tradicionalmente entre agosto e setembro.