Mais lidas
Apucarana

Vigilância Sanitária promove ação para orientar população em Apucarana

.

População teve orientação sobre cuidados com manicure. Foto: Assessoria
População teve orientação sobre cuidados com manicure. Foto: Assessoria

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS), através do Departamento de Vigilância Sanitária, promoveu nesta semana ações de orientação à população. Na quarta-feira, em parceria com a 16ª Regional de Saúde, realizou na Feira do Produtor um trabalho sobre lavagem de hortaliças e frutas. Hoje (3), a ação foi concentrada na Praça Rui Barbosa, com o objetivo de informar sobre as exigências que devem ser feitas pelos clientes no momento que buscar o serviço de manicure e pedicure.

Conforme orienta a superintendente da Vigilância Sanitária, Thaísa de Oliveira Soethe, é preciso observar e exigir que os profissionais utilizem material esterilizado, no caso de alicate e espátula de unha, e mesmo descartável como a lixa. São cuidados visando evitar a transmissão de doenças como a hepatite B e fungos, entre outras.

Além da distribuição de panfletos alertando sobre o perigo de adquirir doenças como a hepatite B através do alicate de unha nos salões de beleza, o evento na Praça Rui Barbosa ofereceu a comunidade serviço de esmaltação de unha através de alunas do curso de manicure do Centro de Oficinas da Mulher, da Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF).

“O Centro de Oficinas da Mulher ministra seus cursos de beleza, como manicure, corte de cabelo e maquiagem dentro das normas da Vigilância Sanitária. Nossa instrutora do curso de beleza, Regiane Ciapina, recebeu da Vigilância Sanitária treinamento sobre o manuseio de todos os materiais que precisam ser utilizados. Essas orientações são repassadas às alunas dos cursos”, afirma a secretária da Semaf, Denise Machado.

As ações da Vigilância Sanitária de Apucarana, em parceria com a 16ª Regional de Saúde e Semaf, fazem parte das comemorações do Dia Nacional de Vigilância Sanitária, neste dia 5 de agosto.

O Departamento de Vigilância Sanitária de Apucarana realizou em meados de julho uma reunião técnica de orientação voltada a manicures, cabeleireiros, barbeiros, depiladores, maquiadores e outros profissionais de beleza. Foram levadas ao conhecimento dos profissionais as exigências da resolução 700/2013, da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) para desempenho de suas atividades.

As orientações foram voltadas especialmente quanto aos cuidados com a esterilização e a necessidade de uso individual de materiais. Nos casos das manicures foi repassada a exigência do uso equipamento denominado autoclave para esterilizar alicate e espátula de unha, bem como a descarte de lâminas de barbear após o atendimento de cada cliente. Vigilância Sanitária está à disposição da população para qualquer esclarecimento no seguinte endereço: Rua Clotário Portugal, 900. Telefone 3034-3004

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber