MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Publicidade irregular preocupa Conselho do Meio Ambiente

Placas e cartazes de publicidade afixados de forma irregular na região central de Apucarana estão preocupando o Conselho Municipal do Meio Ambiente. De acordo com a entidade, além da poluição visual e da ocupação da calçada, os materiais não têm destinaçã

Da Redação

·
Para o presidente do conselho, Junior Serea, materiais causam poluição visual e não são descartados corretamente | Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Para o presidente do conselho, Junior Serea, materiais causam poluição visual e não são descartados corretamente | Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.07.2017, 08:17:00 Editado em 27.07.2017, 21:36:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Placas e cartazes de publicidade afixados de forma irregular na região central de Apucarana estão preocupando o Conselho Municipal do Meio Ambiente. De acordo com a entidade, além da poluição visual e da ocupação da calçada, os materiais não têm destinação correta.Uma rápida caminhada pelas ruas centrais da cidade revela o problema. Cartazes, placas e faixas com anúncios podem ser vistas em praticamente todas as vias.

continua após publicidade

Para o presidente do conselho, Junior Serea, materiais causam poluição visual e não são descartados corretamente | Foto: Delair GarciaDe acordo com o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Júnior Serea, a legislação proíbe este tipo de publicidade. “Gostaríamos que esta lei fosse cumprida, o que não está acontecendo. Além da poluição visual, esses materiais podem atrapalhar a circulação das pessoas, entupir bueiros e aumentar a sujeira nas ruas”, critica. Serea se refere à Lei Municipal 32/2014. 

A lei proíbe a fixação de cartazes publicitários em postes, árvores, sinais de trânsito, tapumes, entre outros locais. “Existe também o problema dos cavaletes e totens publicitários, que precisam de regulação, porque não são mencionados na legislação municipal ainda. Alguns estabelecimentos estão inclusive colocando esses totens de modo permanente, fixados ao chão e próximo a cruzamentos, o que dificulta a visualização do tráfego por parte dos motoristas”, ressalta.

continua após publicidade

O presidente do Conselho pede que as empresas de modo geral, sobretudo as de publicidade, tenham “ações mais cidadãs” na divulgação de seus produtos e serviços. “Acredito que, se há uma lei proibindo isso, que ela seja cumprida. A população não pode continuar pagando por isso. Quem descumprir a lei, além de retirar o material de circulação, precisa ser notificado”.

Prefeitura está atenta
A Prefeitura afirma que está atenta ao problema e que os infratores, quando identificados, são notificados pela equipe de fiscalização do município. “A Lei Municipal 32/2014 é a que regula esse tipo de publicidade em vias e logradouros públicos. O texto proíbe a fixação desse tipo de material em árvores, postes, lixeiras, entre outros, com previsão de multa para os infratores”, destaca o procurador-geral do município, Paulo Vital.

Segundo ele, o Código de Posturas do município também regula essas práticas. O Artigo 74 proíbe “faixas de pano, inscrição de anúncios ou cartazes” em calçadas e meios-fios. “O texto não fala de cavaletes ou totens de modo explícito, mas pode haver uma interpretação da lei que inclui esses itens no Artigo 74”, afirma Vital.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Publicidade irregular preocupa Conselho do Meio Ambiente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!